Publicado em 18/09/2016 - regiao - Da Redação
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) foi criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O Ministério da Educação divulgou os números que correspondem ao desempenho dos estudantes no Brasil em 2015.
Na região da AMOG (Associação dos Municípios da Microrregião da Baixa Mogiana), São Pedro da União alcançou a nota de 7,6 e teve a melhor nota na avaliação até a 4ª série, seguida de Conceição da Aparecida e Jacuí com 7,1 cada. Todas as cidades da região atingiram a meta para a 4ª série.
Na avaliação de 8ª série, a melhor avaliação foi de Juruaia com 6,3. A segunda melhor avaliação foi de 5,7, nota obtida pelas cidades de Areado, Nova Resende e Passos.
Ainda na avaliação de 8ª série várias cidades não atingiram a meta, sendo elas: Alfenas, Arceburgo, Bom Jesus da Penha, Botelhos, Cabo Verde, Conceição da Aparecida, Guaranésia, Muzambinho, Poços de Caldas, São Pedro da União e São Sebastião do Paraiso.
O índice é medido a cada dois anos e o objetivo é que o país, a partir do alcance das metas municipais e estaduais, alcance uma nota correspondente à qualidade do ensino em países desenvolvidos.
O cálculo para o indicador é feito através do desempenho do estudante em avaliações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e em taxas de aprovação. Assim, para que o Ideb de uma escola cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula.