Publicado em 30/09/2018 - regiao - Da Redação
A comunidade caboverdense sofreu uma grande perda com o falecimento do Padre Henrique Neveston no mês de agosto. Para dar continuidade ao trabalho na Paróquia Nossa Senhora da Assunção, o Padre Rovilson Ângelo da Silva foi designado para o município. Ele aceitou o convite feito pelo Bispo Dom José Lanza (da Diocese de Guaxupé) e assumiu a Paróquia exatamente no dia 13 de setembro. Ele é formado em teologia pela Faculdade Católica de Pouso Alegre e filosofia pelo UNIFEG de Guaxupé.
Padre Rovilson é natural da cidade de Machado, onde atuava juntamente com outros três padres, inclusive como Vigário Paroquial nos últimos 2 anos e 5 meses. Em conversa com nossa reportagem, ele conta que há pouco tempo já havia se organizado para férias programadas. Assim, no dia 15 de agosto, entrou em período de férias (15/08 a 05/09) e acompanhou um grupo de peregrinos no 9º Encontro Mundial das Famílias com o Papa Francisco na Irlanda. Foi quando recebeu a notícia do falecimento do Padre Henrique, se uniu em oração com toda a Diocese. No retorno ao Brasil, foi comunicado para um encontro com o Bispo Diocesano, recebendo o convite para assumir a Paróquia Nossa Senhora da Assunção em Cabo Verde. “Com muita prontidão e disponibilidade aceitei o chamado para estar aqui à frente da comunidade católica. Cheguei com o coração aberto”, contou. Relata ainda que entendeu como um chamado de Deus. Observou que a comunidade estava com o “coração partido”, necessitando de um padre para ajudar na continuidade da caminhada.
O religioso conta que em Machado recebeu o apelido de “Padre Sorriso”. Com sua juventude, aos 31 anos de idade, assume a Paróquia para retomar o sorriso que desapareceu por um momento devido a um fato natural da vida. Entende que assumir esta responsabilidade poderá usar da juventude e experiência para ajudar a comunidade a novamente sorrir. Reconhecendo a belíssima história escrita pelo Padre Henrique na Paróquia, afirmou que tem plena convicção de que Deus reservou a oportunidade para também construir a sua história religiosa no município.
TRABALHO INICIAL
O trabalho teve início através da celebração de uma belíssima Missa de boas-vindas, inclusive com a presença do Bispo Dom José Lanza, no dia 13 de setembro. Imediatamente, deu prosseguimento ao trabalho de conhecimento e reuniões. Também passou a se encontrar com os coordenadores de pastorais para uma conversa individualizada. Ao mesmo tempo, programando trabalhos que serão desenvolvidos junto aos movimentos pastorais. Por fim, reconhecendo ser a primeira paróquia com responsabilidade administrativa, se organizou para o melhor trabalho. Na parte da manhã, busca interagir na área interna da paróquia. No período da tarde, se coloca disponível aos atendimentos.
REINAUGURAÇÃO DA REVITALIZAÇÃO DA PARÓQUIA
Todo trabalho ocorre conjuntamente à organização para a reinauguração da Igreja Matriz, que já tinha data previamente marcada. O projeto de revitalização representou um sonho realizado pelo saudoso Padre Henrique, com o apoio da comunidade.
A missa de inauguração da revitalização acontece nesta sexta-feira (28), com a presença do Bispo Dom José Lanza e demais padres da diocese. Com a presença de fiéis e amigos da comunicade, acontece a consagraçãodo novo altar e também dedicação a igreja. Logo após a celebração, será feito o descerramento de placa num momento de homenagens. “Entro na história para sonhar junto com a comunidade aquilo que o Padre Henrique já sonhava e que é o sonho de Deus para esta comunidade”, destacou.
NOTA DA REDAÇÃO - Na próxima edição, cobertura completa da Missa de Reinauguração, um momento histórico e importante para a comunidade católica do municípío.