Inaugurada a Vara da Justiça Federal em Poços de Caldas

Publicado em 01/12/2014 - regiao - Da Redação

Foi inaugurada a Vara da Justiça Federal em Poços de Caldas, a cerimônia de instalação aconteceu no dia 28/11 na sede da OAB do munícipio e contou com a presença do presidente do Tribunal Regional Federal da 1° Região, Desembargador Federal Cândido Artur Medeiros Ribeiro Filho; do Diretor do Foto da Seção Judiciária de Minas Gerais, Juiz Federal Miguel Ângelo de Alvarenga Lopes;  do diretor da Subseção Judiciária de Poços de Caldas, Juiz Federal Rafael Vasconcelos Porto; do Prefeito Municipal, Eloísio do Carmo Lourenço, do Deputado Federal Geraldo Thadeu entre outras autoridades. Após a cerimônia houve o descerramento da placa no local onde a Vara irá funcionar, na Avenida João Pinheiro.

 

Poços de Caldas é o 6º município do Sul de Minas a ter Vara Federal e vai atender outros 12 municípios: Andradas, Bandeira do Sul, Botelhos, Cabo Verde, Caldas, Campestre, Carvalhópolis, Divisa Nova,  , Ibitiúra de Minas, Ipuiúna, Machado e Santa Rita de Caldas . As demais cidades que já possuem  a Vara são Lavras , Passos, Pouso Alegre, São Sebastião do Paraíso e Varginha.

Em seu discurso, o juiz federal Miguel Ângelo disse que há tempos a cidade merecia receber a Vara Federal. “Sei o quanto essa instalação significa para o município de Poços de Caldas, foi trabalhosa essa conquista por isso digo com convicção que o deputado federal Geraldo Thadeu é um vitorioso, pois depois de muita luta ele conseguiu finalmente que a Vara de Justiça Federal chegasse a Poços de Caldas”, afirmou o juiz.

Essa é uma reivindicação pela qual o deputado Geraldo Thadeu tem se empenhado há muitos anos. A primeira audiência para tratar do assunto se deu em 2005 com o então Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Edson Vidigal sem a resposta desejada o parlamentar pediu, em 2009, outra audiência para tratar da inclusão da Vara Federal no município de Poços de Caldas, dessa vez com Dr. Francisco César Asfor Rocha, Ministro-Presidente do Superior Tribunal de Justiça e Presidente do Conselho Federal da Justiça. Geraldo Thadeu disse estar emocionado,  pois era a realização de muito trabalho .”Era o meu primeiro ano como parlamentar (2003), estava tudo certo para que Poços de Caldas recebesse a Vara, e em um revés político perdemos a vaga para outra cidade. Foi minha primeira derrota no Congresso Nacional, porém não me deixei abater e desde então recorri aos meios possíveis para que a Vara da Justiça Federal chegasse a Poços de Caldas, e hoje estou aqui na cerimônia de instalação dela. Essa foi minha primeira derrota e minha última conquista como deputado federal, sinto que fecho meu mandato com chave de ouro, Poços de Caldas merece”, disse o parlamentar.

Apesar da inauguração, na próxima semana, os trabalhos serão realizados apenas internamente, para que possa ser feita a transferência de cerca de 10 mil processos que estão em Pouso Alegre(MG), onde eram julgados. A previsão é de que a nova vara seja aberta ao público no dia 8 de dezembro.