Iniciada limpeza no Córrego dos Machados em Guaxupé

Publicado em 23/12/2015 - regiao - Da Redação

Iniciada limpeza no Córrego dos Machados em Guaxupé

Iniciou na manhã de segunda-feira (21) a limpeza da calha do córrego dos Machados que atravessa o bairro Parque da Figueira. O local bastante conhecido por seus alagamentos históricos agora receberá novas redes pluviais , as quais servirão para drenar com maior agilidade a água da chuva bem como a limpeza do rio. Em alguns pontos, o assoreamento chega a aproximadamente 2 metros. 

Desde agosto deste ano a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, estava trabalhando para obter a autorização junto aos órgãos ambientais para executar esta a limpeza do rio, bem como qualquer outra ação necessária a evitar alagamentos no Parque da Figueira.

Um levantamento apontou que não somente o Córrego dos Machados, mas também o Rio Guaxupé, estão com mais de 80% das suas calhas tomadas por areia, pedra, troncos de árvores e outros detritos que são levados pela chuva para dentro dos bueiros e, consequentemente, acabam parando no leito do rio. 

Na última semana o CODEMA e a Polícia Militar do Meio Ambiente constataram e  entenderam a necessidade daa limpeza do rio em caráter de urgência, tendo em vista os danos causados pela chuva do dia 30 de novembro a qual inundou diversos pontos da cidade, principalmente, o Parque da Figueira e, também, a Avenida Conde Ribeiro do Valle. 

Com a autorização em mãos, a Prefeitura iniciou os trabalhos no Parque da Figueira próximo a Unidade de Saúde. No local, haverá redimensionamento de 02 redes pluviais e também a construção de outras. O desassoreamento ocorrerá em todo o leito do rio até ao final do Parque Municipal da Mogiana.

FONTE: ASCOM