Instituições do Sul de Minas recebem sistemas de aquecimento solar

Publicado em 27/08/2013 - regiao - Da Redação

Investimentos de R$ 135 mil,  da Cemig, vão proporcionar economia de energia

O Governo do Estado e a Cemig, através do Projeto Solar ILPI, finalizou neste mês, a instalação do sistema de aquecimento solar no Lar São Vicente de Paulo, nos municípios de São Gonçalo do Sapucaí, Bom Jesus da Penha e Carvalhópolis. Este é um dos vários projetos desenvolvidos pelo Programa Energia Inteligente (EI) que tem como principal objetivo, preservar o meio-ambiente através da disseminação do conhecimento sobre o uso correto e seguro da energia e das novas tecnologias disponíveis. No total, foram investidos cerca de 135 mil reais nas três instituições.

No caso do Projeto ILPI, que visa reduzir consumo de energia elétrica com chuveiros, a redução média do consumo de energia elétrica é de 40%. Com isto, além da instituição estar ajudando a preservação do planeta, com o valor economizado na Conta mensal de energia, ela poderá investir na melhoria dos seus serviços prestados e, consequentemente, da qualidade de vida dos seus internos.

O Projeto ILPI é resultado de uma parceria entre o Governo de Minas, a Cemig e o Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), que visa a substituição de chuveiros elétricos por sistemas de aquecimento solar de água em todas as instituições de longa permanência localizadas nos municípios atendidos pela Cemig, cadastrados no Servas.

Através deste projeto, serão instalados sistemas de aquecimento solar em 508 ILPI’s, com investimento de R$ 29 milhões. A economia gerada por ele é suficiente para atender uma cidade de 25.000 habitantes.

Além das novas tecnologias, como os sistemas de aquecimento solar em substituição a chuveiros elétricos, pequenas mudanças de hábitos são suficientes para contribuir para a redução do consumo de energia e esta é a principal informação que a Cemig deseja levar para a sociedade.

Fonte: ASCOM