Jovens do Projovem Adolescente de Guaxupé recebem visita de Promotor de Justiça

Publicado em 22/07/2010 - regiao - Assessoria de Comunicação

O ProJovem Adolescente é um dos quatro eixos do Programa Nacional de Inclusão de Jovens, destinada a jovens de 15 a 24  anos pertencentes a famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família ou em situação de risco social. Os objetivos são fortalecer a família, os vínculos familiares e sociais. Em Guaxupé, o Programa é um sucesso. Dezenas de Jovens participam de atividades culturais, esportivas e já desenvolveram um importante senso de cidadania. Prova disso foi o convite feito ao Promotor de Justiça, Dr. Alexandre Rezende Grillo para uma conversa. Com a intermediação da Prefeitura de Guaxupé, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, o Promotor aceitou o convite e esteve, na tarde da quarta-feira, 21 de julho, no CIEG Elias José / CRAS 1. Conheceu o trabalho desenvolvido neste Centro que há pouco mais de 1 ano foi entregue à população para aprendizado, convivência, profissionalização e, especialmente, resgate da auto estima e oferta de oportunidades de crescimento e desenvolvimento pessoal e social.
Apresentação de fanfarra, práticas circenses deram uma pequena mostra do quanto os jovens estão integrados e têm aproveitado as oportunidades oferecidas.
O principal questionamento dos jovens foi sobre as perspectivas de futuro, o desejo de trabalhar para ajudar a família e um mercado pouco aberto a oferecer a oportunidade do primeiro emprego.
O Promotor destacou o quão privilegiados eles são por já terem acesso a tantas oportunidades. Ressaltou que estão em uma condição muito melhor do que a maioria dos jovens de tantas cidades. Dr. Alexandre falou sobre a lei que regulamenta o trabalho dos adolescentes e esclareceu que o trabalho é vedado, mas a qualificação de ser objetivo e prática de todos que podem e devem aproveitar tantos cursos ofertados pela Prefeitura de Guaxupé: “Aproveitem para estar preparados para a futura entrada no mercado de trabalho.”
O Prefeito Roberto Luciano acompanhou a visita, falou sobre o projeto que a Prefeitura abriu as portas para abraçar, Guarda Mirim, em que emprega vários menores aprendizes: “Nós esperamos que a Prefeitura sirva de exemplo. Estamos extremamente satisfeitos com o trabalho desenvolvido por esses jovens e o que podemos testemunhar para o empresariado local é que contratar menor aprendiz é muito bom.”
Um encontro importante para todos.