Publicado em 21/11/2012 - regiao -
“Relacionamento seguro é relacionamento sem violência”. Este foi o tema da mesa redonda realizada na manhã desta terça-feira (20), na antiga Estação Fepasa, em uma parceria entre o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e o Colégio Integral.
Participaram do debate, alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio. Já a mesa foi composta pelo professor de História do Colégio Integral, Carlos Motta, pela presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Marlene Silva, pela gerente do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Tatiana Barbosa e pela educadora social do CREAS, Fabiana Ribeiro, com mediação da jornalista Natyara Novaes.
“O nosso objetivo hoje é exatamente conversar com os jovens, já que os casos de violência nos relacionamentos entre eles, infelizmente, vem crescendo.
Queremos trabalhar a valorização do respeito mútuo e mostrar que existem diversas formas de violência, além da física”, destacou a presidente do Conselho da Mulher, Marlene Silva.
Já o professor Carlos Motta fez um breve resumo da questão de gênero na história, destacando o domínio da sociedade patriarcal. “Muitas vezes, os péssimos exemplos chegam à sala de aula. E uma das coisas que tenho notado com o passar dos anos é um discurso bastante conservador de um pessoal jovem, que deveria ter uma cabeça mais aberta, em relação a essas questões de gênero e da violência contra a mulher. Sempre falo também da violência simbólica, que não é um ato de agressão física, mas é mais intensa no cotidiano e, às vezes, passa despercebida. É uma piadinha, um comentário, uma visão deturpada”, avaliou.
A gerente do CREAS, Tatiana Barbosa, trouxe números preocupantes para o debate. Ela afirmou que em cada quatro adolescentes que mantêm relacionamentos, um já apresenta sinais de agressividade com a namorada. “Isso significa que 25% das garotas já têm relacionamentos violentos na adolescência”, alertou.
Já a educadora social do CREAS, Fabiana Ribeiro, falou sobre a rede de proteção da mulher vítima de violência e dos serviços oferecidos pelo município para atendimento, orientação e acompanhamento. Ela também destacou os avanços trazidos pela Lei Maria da Penha.
Atividades
A Mesa Redonda “Relacionamento seguro é relacionamento sem violência” integra a programação da Semana de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, realizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. Na quinta-feira, dia 22 de novembro, haverá ainda:
21/11 – “Um dia sem violência, cuide-se!” - Oficinas de Beleza do SENAC/Emy Perfumaria e animação com a Banda Forró Aruêra
Horário: das 13h30 às 17h
Local: Pátio da Fepasa
22/11 - Plantio da Árvore da Paz pelas Mulheres na Praça dos Imigrantes, seguido pelo evento “Não à violência! Confraternize-se!” - Bingo Recreativo SESC e Apresentação de Teatro Cia. Beira Corpo
Horário: das 13h30 às 17h
Local: Pátio da Fepasa
Fonte: Assessoria de Comunicação