Lideranças regionais promovem o desenvolvimento do sudoeste mineiro

Publicado em 29/06/2017 - regiao - Da Redação

Lideranças regionais promovem o desenvolvimento do sudoeste mineiro

Lideranças de nove municípios do sudoeste mineiro se reuniram para fomentar o desenvolvimento local, buscando transformar a região no melhor lugar para se viver no estado, por meio do Movimento Conexão Sudoeste. A iniciativa, inaugurada no início deste mês em Passos (MG), conta com um plano estratégico articulado em três eixos: Agronegócio; Turismo e Educação & Inovação e Tecnologia. O movimento é composto por lideranças do Sebrae Minas, Votorantim Metais, UEMG, Emater/MG, Sicoob Nossocredito, Sicoob Saromcredi, prefeituras de Fortaleza de Minas, Capitólio, Passos , São Roque de Minas e Piumhi, Câmara Municipal de Pratápolis, AMEG, dentre outros.
A iniciativa é resultado do Programa Líder - Liderança para o Desenvolvimento Regional, promovido entre 2015 e 2017, com o objetivo de estimular a integração e a qualificação das lideranças do sudoeste mineiro para a formulação, implantação e gestão, de forma empreendedora e participativa, das políticas de interesse público e regional. Na primeira fase, o grupo realizou estudos e pesquisas, mobilizou novas lideranças locais e, em conjunto com a comunidade, foi elaborado um plano de desenvolvimento para a região. Definidos os eixos de atuação, as ações previstas passaram a ser executadas em diversas frentes para fomentar o desenvolvimento da região.
No eixo da educação, um dos destaques é o “Programa de Educação Cooperativista, Empreendedora e Financeira” em Fortaleza de Minas (MG), com o apoio da Votorantim Metais e Sicoob Saromcredi. Com o objetivo de incentivar o protagonismo dos jovens, o programa é destinado aos alunos dos ensinos fundamental e médio. “Em Fortaleza de Minas, o programa atende as escolas municipal e estadual. O Sebrae capacita os professores dessas escolas para que eles possam repassar esta metodologia aos seus alunos”, revela Fabiana Rodrigues Rocha, analista técnica do Sebrae.
Outra ação promovida na cidade é o projeto de “Compras governamentais”, que possui um conteúdo voltado para preparar a administração pública, os produtores rurais e empresários a fortalecer a economia por meio de compras locais. A prefeitura aprende a comprar e valorizar o comércio local, enquanto produtores rurais e empresários aprendem a vender para o governo. (Fabiana Rocha). Esta mesma ação aconteceu em sete municípios da região.
“É gratificante fazermos parte de mais uma etapa desse programa que vem promovendo o desenvolvimento da nossa região. Em Fortaleza de Minas, iniciamos mais um projeto de educação que irá qualificar a educação das escolas públicas e chamar a atenção de alunos e professores para a importância do empreendedorismo em suas vidas”, afirma Fernando Braghini, gerente da Unidade Fortaleza de Minasda Votorantim Metais.
Já no agronegócio, o grupo tem promovido a Agenda de Relacionamento voltada para a agricultura familiar. O objetivo é aproximar o produtor rural do cliente direto, como supermercados, sacolões, restaurantes, lanchonetes e similares. Essa estratégia aumenta o acesso ao mercado regional.
Para este ano, a expectativa do Conexão Sudoeste é dar continuidade ao plano de desenvolvimento e atrair mais lideranças para o grupo. “O programa mudou muito o panorama da região. As instituições criaram laços de amizade e parceria, promovendo ações que impactam de forma muito positiva a realidade destas cidades”, avalia Fabiana.