Lideranças comemoram 20 anos da moeda real em Poços de Caldas

Publicado em 04/07/2014 - regiao - Da Redação

Lideranças expressivas de Minas Gerais e do Sul Do estado participaram na quarta-feira (2), no início da tarde em Poços de Caldas, de ato em comemoração aos 20 anos da entrada em circulação da moeda de Real. O atual dinheiro brasileiro foi trocado, pela primeira, no município pelo ex-ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso em início de julho de 1994.
O concorrido evento no Palace Hotel contou com a participação do candidato ao governo de Minas, Pimenta da Veiga (PSDB), que falou da importância do Plano Real, que, segundo ele, deu início ao processo de estabilidade econômica no país, interrompendo um longo período de hiperinflação.
O deputado, Carlos Mosconi participou do ato em 1994, junto com outras lideranças do Estado e da região. Pimenta da Veiga também esteve em Poços de Caldas na época do lançamento da moeda. No evento desta semana, os dois prestaram homenagens às lideranças que estiveram no ato na década de 1990. Também jovens, com até 20 anos de idade, receberam diplomas, como uma referência as gerações que vieram depois do fato histórico.
Fernando Henrique não compareceu, mas, gravou mensagem para o ato e recordou a passagem dele pela cidade no lançamento da nova moeda. Para o ex-presidente, o fato foi um marco dentro do Plano Real, que deu início a recuperação do poder aquisitivo do povo brasileiro e recuperou a credibilidade das instituições nacionais. Segundo FHC, a iniciativa possibilitou ao país promover mudanças profundas na economia, que colocaram o Brasil em destaque na agenda das grandes nações.

Pimenta da Veiga também citou a importância do Real e disse que o Brasil mudou com o plano. Para o candidato ao governo de Minas, no entanto, a estabilidade conseguida no passado corre risco, porque foram deixadas de lado as principais diretrizes do programa, que inclui o controle da infração, que prejudica o povo pobre, facilita a corrupção e impede o crescimento das cidades.  O candidato lembrou, ainda, que o desequilíbrio nas contas públicas do Governo Federal e de estados preocupa e pode provocar a volta da infração.
Mosconi, que é candidato a deputado federal pelo PSDB nas próximas eleições, informou que Pimenta da Veiga teve papel importante no processo de criação do Plano Real, junto com os principais mentores os economistas Pedro Malan, Gustavo Franco, Pérsio Arida, André Lara Resende e Edmar Bacha. Na avaliação do parlamentar, o projeto pode ser considerado o maior programa social do Brasil em todas as épocas.
Também prestigiaram ao evento os deputados estaduais Antonio Carlos Arantes, Dalmo Ribeiro, e os deputados federais, Geraldo Thadeu, Carlos Melles, e Renato Andrade. O ex-prefeito de Poços de Caldas, Sebastião Navarro, e o ex-deputado, Milton Reis, de Pouso Alegre. Prefeitos, vereadores e demais autoridades políticas da região, empresários, lideranças comunitárias e jovens também prestigiaram a comemoração de 20 anos do real em Poços.

MOEDA
Foi no dia 2 de julho de 1994, em Poços de Caldas, que Fernando Henrique Cardoso, ex-ministro da Fazenda, no governo do presidente Itamar Franco, e candidato pelo PSDB à Presidência da República, trocou a primeira cédula de real. O fato ocorreu em uma agência do Banco do Brasil, na área central da cidade, e contou com a participação de diversas lideranças políticas do país.

FONTE: ASCOM