Publicado em 20/02/2019 - regiao - Da Redação
Na terceira iniciativa deste
mês, nesta quinta, 21, mais 50 pacientes devem ser atendidas com a
ultrassonografia obstétrica. Trata-se de um complemento, além dos atendimentos
já prestados rotineiramente, no Sistema Único de Saúde. Os
exames serão realizados durante todo o dia, mediante agendamento, no Hospital
Municipal Vereador Gilberto de Mattos, o Hospital da Zona Leste. Realizada pela
Secretaria Municipal de Saúde, a ação visa esvaziar a fila de espera e atender
as mães com a realização do exame, dentro do período gestacional previsto. “Nós
sabemos que a demanda é constante e dinâmica. Nossa intenção é atender a estas
mães que estão à espera do exame e a partir deste esvaziamento da fila, que os
atendimentos possam entrar na rotina do serviço”, disse o secretário de Saúde
Flávio Togni de Lima e Silva.
A ultrassonografia obstétrica é um exame constante do
acompanhamento pré-natal oferecido pelo SUS. O Guia Municipal de Pré-Natal de
Risco Habitual para a Atenção Básica, baseado em literatura do Ministério da
Saúde, prevê duas ultrassonografias, uma no primeiro trimestre da gestação ou
até a 13ª semana, e outra, entre a 18ª e a 22ª semana de gravidez.
Com os atendimentos previstos para esta quinta, já
são 184 agendamentos de ultrassonografia obstétrica realizados por meio de
mutirão, este mês. No sábado, 16, além deste mutirão, também foram agendados
200 ultrassons de vias urinárias. A berçarista Thaynara Cristina da Silva, 24,
foi uma das atendidas. “Tenho cólica de rins e por isso sempre preciso fazer o
exame”. A dona de casa Jaqueline Mayara Bertozzi, 29, levou o filho Pedro de 12
anos, para o atendimento. “No caso dele foi rápido, porque pegamos o pedido no
posto há uma semana. Ele precisa fazer acompanhamento sempre e o último
ultrassom ele fez há um ano e meio, então foi muito bom ter esse mutirão”.
O secretário de Saúde lembra mais uma vez, a
importância dos pacientes comparecerem aos agendamentos. “Esse é um problema
crônico da nossa saúde, o número de faltas em consultas e exames agendados. Se
o paciente não pode ir ao dia, horário e local marcados, é muito importante que
ele informe isso ao nosso servidor que está entrando em contato para fazer a
marcação. Isso impede a perda de uma vaga e possibilita que outra pessoa que está na fila
de espera seja atendida”, orientou Flávio Togni de Lima e Silva.