Material didático do Projeto Ciranda garante qualidade nas escolas municipais de Paraíso

Publicado em 17/03/2016 - regiao - Da Redação

Material didático do Projeto Ciranda garante qualidade nas escolas municipais de Paraíso

A adoção de um material didático de qualidade está possibilitando que as escolas da Rede Municipal de Ensino obtenham excelentes resultados no processo de ensino e aprendizagem em São Sebastião do Paraíso. Os resultados estão sendo obtidos através da implantação do "Projeto Ciranda”  que é uma proposta pedagógica do Centro de Pesquisa Mathema. De acordo com a Secretária Municipal de Educação, Regina Márcia Penha Pimenta, são atendidos cerca de 1.300 alunos. "Este material é utilizado em todas as nossas escolas e centros de educação infantil, tanto aqui na cidade, como no Distrito de Guardinha e também na zona rural", anuncia.

            O material didático que será utilizado neste ano nas escolas do município foi adquirido a partir de um investimento superior a R$ 600 mil. Os livros adquiridos já foram recebidos pela Secretaria Municipal de Educação e estão sendo distribuídos nas escolas. "A nossa intenção é iniciar o trabalho deste ano, agora, a partir de 15 de março, atendendo a toda nossa rede com as crianças a partir dos 4 anos de idade" destaca a Coordenadora Pedagógica de Educação Infantil, Ana Elizabete de Carvalho Pádua.

            Implantar um sistema de ensino que ofereça situações estimulantes aos alunos, que possibilite o aprendizado de maneira lúdica e utilizando recursos modernos é considerado um grande desafio pelos gestores da educação tanto da rede pública quanto da rede privada de ensino. Em Paraíso, a Secretaria Municipal de Educação encontrou no Projeto Ciranda a resposta para esta dificuldade, uma vez que o modelo adotado oferece o suporte necessário para a execução do plano pedagógico estabelecido. Conforme Regina Márcia, o material é composto de livros do professor e do aluno e, para melhor aplicabilidade, os professores participam de capacitações e oficinas diretamente com as autoras do material para garantir o sucesso que se espera.

            Elizabete enfatiza que o material utilizado nas escolas municipais de Paraíso é o mesmo adotado em renomados colégios particulares de grandes centros, capitais e diversas cidades por todo o Brasil. "Conheci vários lugares de perto e conferi que temos aqui o que há de melhor e de qualidade para as nossas crianças", assegura.

            A secretária de Educação destaca que com a qualidade do material adquirido, que já vem sendo utilizado no município nos últimos anos, os resultados do ensino e aprendizagem de Paraíso, com as crianças da pré-escola (4 e 5 anos) são considerados "mais do que satisfatórios e surpreendentes". "Os nossos professores, coordenadores e supervisores recebem todo o suporte necessário e podemos afirmar, com tranquilidade, que com o material humano e didático que temos, buscamos fazer o melhor em função de nossa crença pedagógica", acrescenta Regina Márcia.

            Quem também acompanha de perto o trabalho que é realizado com o material adquirido são os diretores e professores. No Centro Municipal de Educação Infantil Emiliana Ferreira de Souza, a diretora Valéria Carvalho Tubaldini, confirma que o material utilizado é garantia de sucesso no aprendizado das crianças. "O Projeto Ciranda possibilita que as crianças aprendam experimentando, explorando, criando e transformando materiais e situações de forma lúdica e prazerosa contribuindo para aprendizagens significativas e com relevância sócio-cultural", observa.

            Para a professora Sueli Aparecida de Almeida, que também atua no mesmo CMEI, o projeto é muito rico, possui atividades desafiadoras e envolventes onde a criança aprende brincando, colocando a mão na massa e vivenciando experiências. "O Projeto Ciranda valoriza o potencial das crianças cuidando para que  ampliem sua cultura, desenvolvam conhecimentos e habilidades sem deixar de viver e aproveitar sua infância", explica. Sueli descreve que a proposta "busca preservar a brincadeira, a fantasia e a curiosidade que tanto caracteriza a fase em que se encontram".

            Conforme os cálculos apresentados pela secretária , Regina Márcia,  a quantidade de alunos atendidos chega a quase 1300 alunos. "São 57 turmas e o mesmo número de professoras para atendermos 1.287 alunos", enumera. Complementando, a coordenadora Elizabete Pádua, acrescenta que com os resultados obtidos nas avaliações, o município vem se destacando nas classificações que apontam o desempenho dos estudantes. "Paraíso é uma referência no grupo de cidades que utilizam este material. Tivemos acesso aos dados que confirmam tudo isso, o que nos enche de orgulho, ao mesmo tempo que aumenta a nossa responsabilidade em fazer com que o trabalho realizado seja cada vez mais proveitoso", destaca.

Detalhes do projeto 

            O material  didático do Projeto Ciranda é composto de livros do professor e do aluno. Para melhor aplicabilidade, os professores participam de capacitações e oficinas diretamente com as autoras do material para garantir o sucesso que se espera. Com a utilização do material são contempladas de forma sistematizada as cinco áreas propostas pelo Plano de Referências Nacionais Curriculares para a Educação Infantil. Entre eles estão  a Linguagem, a Matemática, Natureza e Sociedade, Arte e Movimento. O material é utilizado por crianças de 4 a 5 anos e é uma das apostas do município para que a educação infantil continue garantindo bons resultados nos processos avaliativos, permitindo-lhes sucesso nas próximas etapas de estudo.

            O projeto propõe um currículo que respeita o direito da criança de ser criança e que possibilita a construção de conhecimentos formais e sociais. Desde os três anos as crianças podem experimentar diferentes movimentos, exploram materiais, brincam, criam e transformam. Pra esta faixa etária os eixos  Arte e Movimento são priorizados para atender às necessidades dos pequenos, além da exploração do corpo, do espaço e de diferentes materiais.

            Aos 4 anos, é valorizada a proposta do brincar usando linguagens artísticas e o desenvolvimento da oralidade. São explorados nesta etapa diferentes eixos do conhecimento, as linguagens diversas, considerando a importância da interação, dos jogos e das brincadeiras envolvendo movimento, desenhos, dramatização, pintura e música. A partir do quinto ano o projeto preserva o espaço do brincar, das linguagens e o desenvolvimento da comunicação. A proposta está dirigida ao desenvolvimento de habilidades de pensamento e às noções e conceitos em todo os eixos.

FONTE: ASCOM