"Medidinha Certa" leva saúde aos alunos de Nova Resende

Publicado em 16/11/2016 - regiao - Da Redação

"Medidinha Certa" leva saúde aos alunos de Nova Resende

Projeto estimula hábitos alimentares saudáveis entre crianças através de avaliação nutricional e muitas outras atividades 

O projeto "Medidinha Certa" começou a ser desenvolvido em Nova Resende no segundo semestre deste ano. A iniciativa tem esse nome em referência ao famoso quadro do programa "Fantástico", da TV Globo, que busca promover hábitos saudáveis entre os participantes. A ideia do "Medidinha Certa" em Nova Resende partiu da nutricionista Wanessa Melo, responsável pela alimentação escolar no município, a partir do momento em que percebeu a necessidade de divulgar hábitos alimentares mais saudáveis entre as crianças tanto no ambiente escolar quanto fora dele. 

A avaliação nutricional em todos os alunos foi o primeiro passo para identificar que uma grande parte deles estava acima do peso. "Foi uma constatação triste, mas importante. Depois dessa verificação inicial enviamos uma cartinha aos pais com os resultados individuais dos alunos e, para aqueles que estavam com sobrepeso ou obesos, havia também um pedido para que os pais autorizassem o acompanhamento de seus filhos por uma nutricionista", explica Melo. O projeto foi desenvolvido inicialmente apenas na Escola Municipal Dr. Melo Viana. 

Toda semana os alunos participam de uma reunião e assistem a uma palestra com tema relacionado à saúde. "Num desses encontros abordamos a importância das fibras na alimentação", lembra a nutricionista. "As crianças conheceram alimentos como linhaça e granola. Alguns, até então, nunca tinham sequer provado esses alimentos. Depois que experimentaram, aprovaram", completa. Ainda de acordo com a nutricionista, era comum algumas crianças terem queixas relacionadas ao mau funcionamento do intestino e com o projeto puderam entender melhor os motivos desse problema. "As crianças aprenderam que o intestino preso tem relação com a falta de alimentos ricos em fibras na dieta e ficaram surpresas em saber o quanto isso prejudica a saúde, podendo, a longo prazo, ter consequências mais graves como o desenvolvimento de um câncer", alerta Melo. 

As crianças também tiveram a oportunidade de participar da elaboração da dieta. Assim, aprenderam quais alimentos poderiam comer e as quantidades ideais a serem consumidas. "Foi uma experiência muito interessante, a partir da qual as crianças tomaram consciência dos exageros que estavam cometendo antes do "Medidinha Certa" ", destaca a nutricionista. 

Houve ainda uma palestra em que o refrigerante foi o tema da discussão. A nutricionista mostrou aos alunos a quantidade de açúcar existente nessas bebidas industrializadas. "Eles ficaram impressionados com o volume absurdo de açúcar que estavam ingerindo em uma semana, um mês, um ano, principalmente através do refrigerante", conta Melo. O projeto teve efeitos imediatos na comunidade escolar. As professoras passaram a comentar com a nutricionista que as crianças estavam realmente preocupadas com a alimentação. Na sala de aula era comum ouvir comentários como "não estou mais tomando refrigerantes porque faz mal para os ossos" ou "parei de comer bolacha recheada porque tem muito sódio". 

Os resultados foram positivos também fora do ambiente escolar. De acordo com a responsável pelo "Medidinha Certa", alguns pais relataram que os filhos pediram para praticar atividades físicas e esportivas. "A felicidade é enorme quando se ouve um aluno relatar que pediu ao pai para consertar a bicicleta porque quer andar nela todos os dias", diz. 

Diante da adesão e interesse dos alunos, a nutricionista levou o projeto a uma nova fase. Os participantes do "Medidinha Certa" visitaram uma academia de artes marciais e fizeram uma aula experimental. O instrutor explicou para as crianças os benefícios da atividade física realizada com frequência. "Alguns alunos que estavam com sobrepeso ou obesos já começaram a reduzir suas medidas", comemora a nutricionista. "Ainda neste ano as crianças vão participar de um piquenique saudável em um sítio onde vão poder nadar e brincar bastante", finaliza Melo.

Wanessa Melo 

Nutricionista da Alimentação Escolar de Nova Resende

Especialista em Educação Infantil 

CRN9 4705