Mobilização de prefeitura e população resulta em 2.500 lampadas trocadas em Guaxupé

Publicado em 16/10/2013 - regiao - Da Redação

Em 09 de janeiro deste ano o Governo Municipal deu início a uma campanha orientando a população para que fosse solicitada junto à CEMIG a troca de lâmpadas queimadas e intermitentes nas vias públicas. Vários postes estavam com as luzes apagadas e as reclamações da população eram constantes. De janeiro a setembro deste ano, das 8.890 lâmpadas que compõe a iluminação pública, 2.500 foram trocadas.

A ideia de mobilizar a população para solicitar as devidas trocas à CEMIG partiu do próprio prefeito que, insatisfeito como estava a iluminação pública, entendeu a necessidade do trabalho em benefício de todas as pessoas: “uma rua mal iluminada pode trazer vários problemas. Sabemos que muitas pessoas procuram esses locais para fazer uso de drogas e praticar outros delitos. Isso traz consequentemente falta de segurança aos moradores”, explicou.

De janeiro a outubro várias solicitações foram feitas, inclusive partindo do próprio Governo Municipal que dispôs de uma equipe para fazer um levantamento das lâmpadas nas vias públicas: “Mesmo contando com o empenho das pessoas em fazer as solicitações, vimos que era necessário também a Prefeitura, através da Secretaria de Obras, fazer, mensalmente, um relatório das ruas em que haviam lâmpadas queimadas ou intermitentes. Tal relatório era enviado à CEMIG que após realizar seus trabalhos retornava à Prefeitura as medidas tomadas”, falou o prefeito.

“Se Guaxupé tiver uma iluminação pública melhor, teremos um reflexo direto no bem estar do povo e na qualidade de vida. Além de ser de grande importância para o desenvolvimento social e econômico, pois traz segurança, atrai turista e previne a criminalidade”, disse Jarbinhas.

Mesmo estando a campanha com um saldo positivo, a população não deve deixar de participar. É importante que quando observarem uma lâmpada queimada, ligarem no 166 e passar o endereço à atendente. A CEMIG realiza a substituição da lâmpada em até 07 dias, a contar do acionamento.

“Todos os moradores pagam pela iluminação pública. Estando as lâmpadas acesas ou não, o valor é cobrado do mesmo jeito. Por isso, se pagamos por um serviço é preciso ficarmos atentos e cobrarmos por ele”, finalizou Jarbinhas.

FONTE: ASCOM