Mosconi participa de entrega de kits da Brinquedotecas a hospitais

Publicado em 06/10/2009 - regiao - Assessoria de Comunicação

956_11Cinco hospitais de Poços de Caldas, Alfenas, Guaxupé, Passos, São Sebastião do Paraíso, cidades pertencentes ao sul de Minas Gerais, foram contempladas com kits da Brinquedoteca Móvel. Um projeto do governo do Estado, desenvolvido pelo Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), em parceria com a iniciativa privada.
A entrega das brinquedotecas aconteceu no teatro da Urca, em Poços de Caldas, e contou com a participação da coordenadora do projeto no Servas, Maria Emília Elias, do assessor de comunicação do governo do Estado, Luiz Gonzaga Mineiro, do deputado estadual, Carlos Mosconi, e do prefeito, Paulo César Silva. Provedores e dirigentes das entidades beneficiadas receberam os kits.
Paulo César citou o trabalho desenvolvido pelo Servas no Estado e lembrou a importância do Projeto da Brinquedoteca na humanização do atendimento hospitalar e na recuperação mais rápida das crianças. Segundo o prefeito, com internações de períodos menores, será possível disponibilizar mais vagas na pediatria dos hospitais.
956_09Mosconi destacou a atenção do governador, Aécio Neves, com os problemas sociais e, em especial com a área de saúde. O deputado citou o benefício terapêutico do Projeto Brinquedoteca, que vai amenizar a tensão no ambiente hospitalar e auxiliará aos profissionais durante a terapia com as crianças.
Maria Emília informou que o Projeto Brinquedoteca atenderá crianças e adolescentes de 120 hospitais públicos e filantrópicos do Estado. A coordenadora acrescenta que cada kit é composto de 96 itens com diversos brinquedos, livros, lápis, cadernos, jogos, DVD’s, tv’s, mp4 e fones de ouvidos descartáveis. O valor de cada equipamento é de R$ 8 mil.
Maria Emília leu mensagem, durante a cerimônia, de Andréa Neves, presidente do Servas, onde ela esclarece que na primeira etapa o projeto atenderá aos hospitais públicos localizados em todas as regiões de Minas. Segundo ela, no entanto, as brinquedotecas podem ser levadas também a creches e escolas. “Queremos que todos os hospitais de Minas possam contar com uma estrutura de apoio como essa”, comentou.

MODELOS
A briquedoteca foi desenvolvida sob a orientação de pedagogos e terapeutas. São quatro modelos coloridos, ilustrados com animais da fauna brasileira como onça, tartaruga, lobo-guará e mico-leão. O módulo possui 1,40 m de altura, 60 cm de profundidade e dispõe de rodas para facilitar deslocamentos. Bandejas móveis servem de suporte para possibilitar brincadeiras no leito hospitalar.

956_10