Publicado em 03/09/2015 - regiao - Da Redação
“A Não construção desse trevo aqui na MG-050 é uma vergonha para a nossa cidade. Se daqui um mês nada for feito, vamos radicalizar”. A fala é de Renato Andrade, organizador do movimento que parou na manhã do dia 02 de setembro a MG-050, na confluência da Av. Arlindo Figueiredo com a própria rodovia.
O movimento visa conscientizar o que muitos consideram descaso da concessionária Nascentes das Gerais com o andamento das obras em torno do município de Passos –“se tem dinheiro para fazer obras em outras cidades, porque não tem para fazer aqui?”, disse a propósito Renato Andrade. Pelo visto, a manifestação atingiu seu objetivo, já que das 9:00hs até 11:30h,quando o movimento foi disperso, a panfletagem foi intensa e até o prefeito Ataíde Vilela transferiu seu gabinete para o local. “Estamos dando um aviso para a concessionária. Se for preciso paramos toda a MG-050”, disse o prefeito, que avalia como descaso o tratamento dado a cidade pela Nascentes das Gerais. “Esse descaso nos causa muita indignação”, completou. A avaliação é de que pelo menos 2 mil pessoas estiveram presentes no ato e que a fila de veículos em momentos de pique tenha atingido pelo menos 3km.
Não faltou também a presença de lideranças de outras cidades, como Fortaleza de Minas e Itaú de Minas. O prefeito Norival Lima , de Itaú, estava acompanhado do vice, Nísio Lima e de alguns vereadores. “Estamos aqui apoiando a reivindicação mais que justa de Passos” e que é feita “há muito tempo”. Ele reconhece que algumas melhorias foram feitas no trecho que corta o município, mas obras essenciais para a segurança foram deixadas de lado. Opinião semelhante tem o vereador Nélio Amorim, também de Itaú de Minas, para quem “trata-se – a construção dos trevos – de dar segurança à vida e com a vida humana não se brinca”, disse.
O Vereador Jurubel Reis, vereador em Fortaleza de Minas, afirmou que apoia o movimento da cidade de Passos, “que é a cidade polo da nossa região” e porque nessa luta está incluída a defesa da construção do trevo que liga a MG-050 à estrada que leva a Fortaleza de Minas, “muito importante para a nossa cidade, por isso estou aqui”, disse.
Para o cidadão Ricardo, que preferiu não mencionar seu sobrenome, o “movimento é justo, porque vemos obras em toda parte da MG-050, menos aqui em Passos”, disse.
Para Ademir José da Silva, o importante é o apoio da população. “Se a população permanecer unida, com certeza nossa voz será ouvida pelo governador”, destacou.
Renatinho Ourives, presidente da ACIP, afirmou que “estamos lutando por um direito nosso, que é a construção dos trevos”, destacando que a Nascentes das Gerais sempre cobrou pedágios desde o início, mas nunca se preocupou em ter agilidade na realização das obras. “Precisamos de obras imediatas, não adianta fazer as de recapeamento se as importantes são deixadas de lado, como a do trevo do Distrito Industrial, importantes para que possamos trazer indústria para cá”, disse.
Para Davi de Oliveira, presidente do Sindcom, o movimento não pode parar. “Tem que continuar para que não seja algo que represente apenas um grito, mas que seja uma forma de mostrar o quanto essas obras são importantes para todos”, disse.
O presidente da Cooperativa dos Caminhoneiros de Passos, Marcelo Daher Grilo, disse que “a construção dos trevos e passarela são importantes para os caminhoneiros”, que vivem mais intensamente a vida nas estradas e que estão sujeitos a acidentes com pedestres em lugares em que há risco para a travessia, como é o caso da falta que faz a passarela que liga os bairros N.Sª das Graças com N.Sª Aparecida.
Organizador da manifestação, Renato Andrade, que até o ano passado era deputado federal e que obteve na eleição quase 80 mil votos, ressalta o apoio que teve de empresários, vereadores, lideranças de Passos e região, destacando a presença no movimento do presidente da Câmara João Resende, Hilton Silva,Luis Carlos Souto Junior(Dentinho), Alex Bueno, Tia Cenira, Belinha e Nardão. "Gostaria também de agradecer aos empresários e toda população que sempre apoiou os projetos importantes para Passos e região e com os quais sempre fizemos questão de alinhar", concluiu.
Obras
Os organizadores elaboraram um documento que será enviado ao governo de Minas, a Concessionária Nascentes das Gerais. Nele consta a solicitação da construção da passarela que liga os bairros N.Sª das Graças com o bairro N.Sª Aparecida, os trevos da Mg-050 na altura da Av. Arlindo Figueiredo; do Distrito Industrial e com a rodovia que liga a Fortaleza de Minas. Essas reivindicações são antigas e o próprio Renato Andrade já foi protagonista de movimento semelhante ao que foi feito hoje em outra ocasião.
FONTE: ASCOM