
A mulherada lotou o Teatro Benigno Gaiga, no Espaço Cultural da Urca, para prestigiar o evento comemorativo referente ao Dia Internacional da Mulher, realizado na tarde da segunda-feira (8), pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Sesc e Grupo de Apoio à Mulher (GAM), com apoio da Prefeitura Municipal.
O grupo de dança do Sesc abriu a tarde festiva, que contou também com a palestra “Mulheres de Hoje – comportamento, dinamismo e informação”, com a pedagoga e consultora de etiquetas e comportamentos, Elisinha Azevedo. Durante toda a tarde, as mulheres participantes também puderam acompanhar atividades como corte de cabelo, oficina de culinária, massagem facial, maquiagem, expressão corporal, estúdio fotográfico, danças e numerologia.
O evento teve a participação do prefeito Paulo César Silva, da vice-prefeita Gláucia Boaretto, da secretária municipal de Promoção Social, Raulina Adissi, do vice-presidente da Câmara, Álvaro Cagnani, da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, a primeira-dama Marlene Silva, além de lideranças na luta pelos direitos da mulher.

“Quero parabenizar o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, o Sesc e o Grupo de Apoio à Mulher (GAM) pela organização de mais este evento, que atenta para os novos papéis que as mulheres vêm assumindo historicamente e, mais que isso, coloca a discussão na pauta do dia. As conquistas são muitas mas, sobretudo na política, os números mostram que muitos também são os degraus a serem vencidos”, destacou o prefeito Paulo César Silva.
O prefeito aproveitou para lembrar também das mulheres que ainda não encontraram seu espaço e que passam por situações degradantes. “Alertá-las sobre seus direitos e encorajá-las é nosso dever enquanto entes políticos. Para isso, estamos consolidando em Poços de Caldas uma rede de atendimento, que oferece apoio psicossocial e jurídico às mulheres vítimas de violência, seja ela física, moral ou sexual”, afirmou.
A presidente do Conselho dos Direitos da Mulher, Marlene Silva, lembrou o verdadeiro sentido do dia 8 de março. “Desde 1975 a data foi adotada pelas Nações Unidas para lembrar todas as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres contra as descriminações e violências a que muitas mulheres estão sujeitas em todo o mundo. Atualmente a data tem sido usada para fins meramente comerciais, infelizmente perdendo parcialmente o significado original”, ressaltou.
A secretária de Promoção Social, Raulina Adissi, que também é integrante do GAM – Grupo de Apoio à Mulher – disse que o auditório lotado de mulheres já é um grande presente. “Agradeço à mobilização de cada uma de vocês no sentido de buscar melhorar a própria vida, porque quando cada uma de nós trabalha, estuda, progride, com certeza está levando outras nesse mesmo rastro. Isso é muito importante , já que, para que nós possamos mudar a sociedade, é preciso que nos transformemos e isso nós temos conseguido”, destacou.
O evento ainda contou com estandes de orientação da Secretaria Municipal de Promoção Social, esclarecimentos sobre empresas, balcão do Sebrae, Secretaria Municipal de Saúde e Programa Saúde da Mulher.