Publicado em 23/03/2017 - regiao - Da Redação
Nos dias 7 e 8 de março passado, uma equipe técnica do Poder Executivo, com o aval do Prefeito Laércio e Vice Prefeito Diego de Castro, iniciaram estudos e visita in loco nas cidades de Guaxupé e Muzambinho / Minas Gerais para suprir dúvidas e fomentar projeto de lei para implantação do Serviço de Inspeção Municipal – S.I.M., objetivando a valorização dos produtos locais e ao mesmo tempo oferta garantia de qualidade aos consumidores.
O projeto estudado é cópia fiel da cidade Guaxupé, que por sua vez obteve todo apoio de modelos e legislação da cidade de Muzambinho.
A tendência é de que todas as regiões implantem o SIM, haja vista o exôdo dos que não possuem selo para outras regiões, facilitando e colaborando cada vez mais com a prática da confecção de produtos sem o tratamento e higiene adequados à saúde humana.
A implantação do SIM não deve implicar em obstáculo para instalação e legalização, mas sim, conscientização à necessidade de adequação nos processos para obter uma qualidade sanitária nos produtos finais.
No dia 7 de março, na cidade de Guaxupé, a equipe foi recebida pelo Diretor de Vigilância em Saúde Marcelo Pedroza, o qual mostrou toda a documentação e elencou toda a tramitação processual para a implantação do SIM, desde o início.
Foi sugerido que a equipe visitasse o Sítio Pinheiro, que foi o primeiro a receber o certificado de qualidade com o produto: queijo minas frescal “Joia do Campo” sendo realizada a visita em seguida.
No dia 8 de março, ocorreu a visita, onde foi feita degustação queijo e doces e detalhado o processo de como eles (produtores rurais) receberam a lei municipal em questão.
"Agradecemos aqui a acolhida da família do Senhor Luiz Teodoro de Oliveira, que nos norteou na forma de atuar juntos aos nossos produtores de Guaranésia, para que, quando tivermos o respaldo da lei e da estrutura do SIM, possamos auxiliá-los da melhor forma possível, na obtenção e utilização S.I.M., destacou a Procuradora e Corregedora Geral, Vívian Patrícia Silva Boturi.
Complementando a agenda do dia, a equipe foi recepcionada em Muzambinho pelo Diretor do Departamento do Meio Ambiente, Murilo Bueno Gonçalves; Diretora do Departamento de Agricultura, Andreia de Fátima da Silva e pelos médicos veterinários do SIM, Sonia Maria Bueno e Vanius Vinicius Dipe.
Da mesma forma, foram solícitos na apresentação de documentos e argumentação dos trâmites da implantação e o dia a dia do trabalho prestado. Trabalho este de conscientização e apoio aos produtores.
A equipe técnica do Município, a qual iniciou estudos e visitas é composta dos seguintes servidores: Procuradora e Corregedora Geral, Vívian Patrícia Silva Boturi; Assessor, Maurício Souza Silveira; Chefe do Setor de Vigilância Sanitária e Epidemiológica, Edvalcio Evangelista de Souza Júnior; Advogada, Flávia Scardazzi Porto Cardoso e Chefe do Setor de Meio Ambiente, Nádia Cristina Pires Nadaleti.
Para a implantação municipal haverá audiência pública com os produtores para que juntos possa ser agregado o maior número de produtores com o selo de qualidade.
Foi estabelecida a intenção de se criar consórcio entre as cidades possuidoras da legislação do SIM para abranger ainda mais a venda dos produtos entre estes municípios.
ASCOM - Prefeitura de Guaranésia