Publicado em 31/10/2017 - regiao - Da Redação
Garrafas vazias, pneus, pedaços de madeira, sofás e até um aparelho de TV: tudo isso foi retirado da mata, ao lado da estrada de acesso à estátua do Cristo Redentor, no bairro Vila Rica. O mutirão realizado no último sábado, 28, fez parte das ações da Semana de Mobilização Nacional de Combate ao Aedes aegypti, que incluíram blitz educativas e atividades em escola. "A conscientização da população é fundamental porque nós retiramos uma grande quantidade de lixo e entulho de uma área que tem coleta de lixo três vezes na semana, que tem coleta seletiva, que tem atendimento do cata-treco justamente para evitar essas situações que geram água parada e a consequente proliferação do mosquito Aedes aegypti", explicou Márcia Helena Geremias de Paula, supervisora geral da Vigilância Ambiental.
O secretário de Saúde Carlos Mosconi, acompanhou o trabalho dos 40 agentes de endemias e dos oito servidores da secretaria de Serviços Públicos, no mutirão. "É uma ação difícil, com retirada de sofás e até de um aparelho de TV de dentro da mata. A população precisa colaborar para evitar essas situações que podem comprometer a saúde de todos".
No mutirão de sábado, foram retirados três caminhões com lixo, entulho e materiais recicláveis. "Levamos tudo para o Ecoponto, onde é feita a separação dos materiais. O que é lixo vai para o aterro sanitário, o que pode ser reciclado é encaminhado às cooperativas parceiras da Prefeitura", disse José Benedito Damião, coordenador da Regional Oeste.
Agora, no período de intenso calor e de chuva, todo cuidado é importante para evitar o Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Em Poços, este ano, foram 65 casos suspeitos de dengue, sendo 64 descartados e 1 confirmado, considerado importado, ou seja, a pessoa trouxe de outro município. Foram registrados ainda 17 casos suspeitos de chikungunya, sendo 13 descartados e 4 confirmados. Até o momento, o município não registrou nenhum caso suspeito de zika.
A Semana de Mobilização Nacional de Combate ao Aedes aegypti em Poços foi realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Ambiental, em parceria com as Secretarias Municipais de Serviços Públicos, Promoção Social e Educação, além das Polícias Rodoviária Federal e Militar de Minas Gerais.
Cata-Treco e Coleta Seletiva
O serviço ‘cata-treco’ da secretaria de Serviços Públicos, recolhe colchões, móveis, tábuas e deve ser solicitado de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, pelos telefones 3697-2073 (zona Oeste e Centro), 3697-2188 (zona Leste) e 3697-2319 (zona Sul). O caminhão da coleta seletiva circula de segunda a sábado, por todos os bairros da cidade. Nos números de agendamento do ‘cata´treco’, também é possível se informar sobre o dia em que a coleta seletiva passa no seu bairro.
Secretaria Municipal de Comunicação Social - Prefeitura de Poços de Caldas