Publicado em 03/03/2018 e atualizado em 02/03/2018 - regiao - Da Redação
Com o
objetivo de zerar a fila de espera e agilizar o atendimento, a Secretaria
Municipal de Saúde realiza o mutirão de ultrassom. Um comportamento de alguns
pacientes que têm prejudicado o andamento dos trabalhos é a quantidade de
faltas. Nos dois primeiros meses deste ano, 95 pacientes agendados e que
confirmaram a presença por contato telefônico, não compareceram. Eles tiveram
outras duas chances para fazer os exames e novamente não apareceram.
“Somente
em um dia de plantão de um médico, foram 17 faltas. O profissional ficou
parado, sem ter quem atender porque estas pessoas confirmaram o agendamento mas
simplesmente não compareceram”, conta Belinda Mosca, coordenadora de
atendimento do Ciim – Centro Integrado de Imagem, onde são realizados os
exames.
O
secretário adjunto de Saúde Flávio Togni destaca que este comportamento
prejudica todo o sistema de saúde. “Estamos trabalhando com iniciativas que
visem zerar as filas de espera. Quando o paciente falta a um procedimento
agendado ele não prejudica somente ele mas todas as outras pessoas que também
desejam e que também precisam ser atendidas. Infelizmente, esta quantidade
significativa de faltas, o chamado absenteísmo, é verificado em diversos outros
procedimentos. O que a gente pede é que se a pessoa não pode comparecer aquele
dia e hora propostos ou se não tem mais interesse em receber o atendimento, que
ela comunique quem está entrando em contato para fazer o agendamento, para que
outra data possa ser marcada ou para que outro paciente possa ser atendido”,
recomenda.
O mutirão inclui 20 diferentes tipos: mama, obstétrico, ortopédico, próstata, escrotal/testículos, transvaginal, articulação, tireoide, aparelho e vias urinárias e rins, fígado, pélvico, inguinal, cervical, pescoço, sub mandibular, partes moles e de abdômen - total, superior, parede e inferior pélvico.
ascom