Publicado em 11/07/2017 - regiao - Da Redação
Teve início na manhã desta segunda-feira (10) os trabalhos da empresa SEG da cidade de Arceburgo, que foi a vencedora do processo de licitação dos serviços de coleta e destinação final dos resíduos sólidos do município de Guaranésia.
Esta foi uma medida tomada e aprovada pela Câmara de Vereadores, que visa garantir que tanto a coleta como a destinação do lixo produzido em todo o município possa ter o manuseio adequado, tendo em vista a precária situação do antigo “aterro”.
A empresa passa a operar com veículos adequados a demanda local (bem mais novos que os anteriormente utilizados) e também tratou de contratar servidores locais, conforme era especificado no contrato, pois há a intenção de gerar empregos na cidade.
Ainda neste sentido, a estrutura que era então utilizada (veículos e servidores) será remanejada dentro da Secretaria de Obras e Urbanismo, possibilitando mais equipamentos e mão de obra dentro deste importante setor da administração.
“Esta nossa iniciativa veio solucionar um problema muito sério dentro da nossa cidade que era a questão lixo, principalmente quando falamos em destinação final. Nosso antigo aterro, não tinha mais condições físicas de receber o lixo de nossa Guaranésia, bem como oferecia riscos aos servidores que lá trabalhavam. Com esta terceirização procuramos dar um destino ao lixo que é produzido diariamente na cidade, mas com foco no meio ambiente, por isto a destinação para uma empresa séria e que tenha toda a documentação necessária para operar.
Quando nos preocupamos com a questão do lixo, nos preocupamos também com a questão ambiental da nossa cidade e com a questão da saúde pública num todo. Ainda tivemos a preocupação na geração de empregos, exigindo que a mão de obra fosse local, usando de pessoas da nossa comunidade. Temos a felicidade de inaugurar mais este capítulo na história de nossa cidade, quando nosso lixo será recolhido e tratado de forma eficiente” disse o prefeito Laércio Cintra Nogueira.
Os serviços de coleta se manterão nos mesmos moldes (escala de dias), com a alteração de que os horários de coleta passam a ser a partir das 07h00, evitando assim que a população tenha que deixar o lixo de um dia para outro ou mesmo madrugar.
“Estamos iniciando as atividades deste serviço terceirizado com esta alteração que objetiva evitar que o lixo seja espalhado ao longo da noite por cães e mesmo vândalos, porém temos já um contato muito próximo com a empresa e as alterações que forem necessárias serão adotadas” disse o Secretário Municipal de Obras Érico Queiróz Júnior.
Homenagem a servidores
Numa forma de homenagear servidores que atuaram neste serviço de coleta de lixo, os caminhões da empresa SEG receberam adesivos laterais, onde três servidores representam esta categoria, numa forma de identificar o novo serviço e ao mesmo tempo demonstrar a preocupação do Governo Municipal neste quesito, respeito ao servidor e à população num todo.