O Corpus Christi em Nova Resende

Publicado em 11/06/2015 - regiao - Da Redação

O Corpus Christi em Nova Resende

 As celebrações de Corpus Christi em Nova Resende tiveram grande engajamento da juventude, sobretudo das pastorais sociais promovidas pela Igreja Católica. Os tradicionais tapetes confeccionados com serragem, pó de café, e outros materiais de fácil aplicação nas ruas, apresentaram temas ligados a assistência social, como a ‘Pastoral da Sobriedade’, cujos os membros são responsáveis pelo auxilio e encaminhamento de dependentes de drogas para tratamento. A turma da catequese e coroinhas confeccionou tapetes com roupas doadas pelas crianças e comunidade para distribuição as famílias carentes do município através da ASA (Associação Social de Assistência). O pequeno Distrito da Petúnia, 18 km do município, delimitou a passagem da procissão arredor da praça de sua bela igreja.

A Liturgia Católica

Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo) é uma festa católica, realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma "Festa de Guarda", isto é, para os católicos, é obrigatório participar da Santa Missa neste dia.

A procissão pelas vias públicas, quando é feita, atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico (cânone 944) que determina ao bispo diocesano que a providencie, onde for possível, "para testemunhar publicamente a adoração e a veneração para com a Santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo." É recomendado que, nestas datas, a não ser por causa grave e urgente, não se ausente da diocese o bispo (cânone 395).

A origem do Corpus Christi

A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao século XIII. O papa Urbano IV, na época o cônego Tiago Pantaleão de Troyes, arcediago do Cabido Diocesano de Liège, na Bélgica, recebeu o segredo da freira agostiniana Juliana de Mont Cornillon, que teve visões de Cristo demonstrando desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque. Por volta de 1264, em uma cidade próxima a Orvieto (onde o já então papa Urbano IV tinha sua corte), chamada Bolsena, ocorreu o Milagre de Bolsena, em que um sacerdote celebrante da Santa Missa, no momento de partir a Sagrada Hóstia, teria visto sair dela sangue, que empapou o corporal (pano onde se apoiam o cálice e a patena durante a Missa). O papa determinou que os objetos milagrosos fossem trazidos para Orvieto em grande procissão em 19 junho de 1264, sendo recebidos solenemente por Sua Santidade e levados para a Catedral de Santa Prisca. Esta foi a primeira procissão do Corporal Eucarístico de que se tem notícia. A festa de Corpus Christi foi oficialmente instituída por Urbano IV com a publicação da bula Transiturus em 8 de setembro de 1264, para ser celebrada na quinta-feira depois da oitava de Pentecostes.

Fonte: Agência AMP