O Instituto Poços Pré Jogos e o aeroporto de Poços de Caldas

Publicado em 25/01/2013 - regiao - Direto da Redação

Um grande entrave ao desenvolvimento de Poços de Caldas é, sem dúvida, a precariedade de seu aeroporto. Além da pista de1.500 metrosser a mais alta do Brasil, seu comprimento atual não permite a utilização de aeronaves de maior porte, tornando desinteressante às companhias de aviação a operação em nossa cidade.
Além disso, a antiga e bela estação de embarque não oferece condições de segurançaaos passageiros, como também não dispomos de equipamentos modernosde segurança de voo, brigada de incêndio e outros. O IPPJ - Instituto Poços Pré-Jogos é uma associação sem fins lucrativos fundada em setembro de 2011 com objetivo de articular ações que capacitem Poços de Caldas a receber delegações olímpicas para treinamento, aclimatação, intercâmbio cultural e promoção empresarial, com vistas nas Olimpíadas Rio-2016.
Com esse objetivo, o primeiro grande foco doInstituto Poços Pré-Jogosfoi buscar a ampliação e modernização do aeroporto local, pré-requisito do Comitê Olímpico Internacional (COI) para acolhimento das delegações estrangeiras.
Criou-se, então, uma força-tarefa para tal finalidade, quando o IPPJ- Instituto Poços Pré-Jogos trouxe para assessorar o projeto o Brigadeiro Allemander Pereira — ex-diretor da ANAC e do D.A.C., mestre e doutor em transporte aéreo, que tem na bagagem a aprovação e construção dos últimos 50 aeroportos do Brasil.
Vindo a Poços de Caldas em fins de 2011, o Brigadeiro fez a primeira avaliação do aeroporto local, dando parecer favorável à ampliação de sua pista, tornando possível a aterrissagem e decolagem de aeronaves de médio porte, para transporte de aproximadamente 100 passageiros.
Nessa mesma ocasião, o Governo Anastasia abriu licitação para estudo de viabilidade econômico-financeira para ampliação de aeroportos de 3 cidades mineiras, entre elas Poços de Caldas.
O IPPJ - Instituto Poços Pré-Jogos acompanhou toda a evolução da licitação e do próprio estudo — feito pela empresa vencedora Tecna Engenharia —, mantendo contato estreito com o Diretor dessa empresa, Eduardo Quadros, tendo ido a Brasília e Belo Horizonte seguidas vezes, sempre assessorado pela expertise do Brigadeiro Allemander.
Com a conclusão favorável também da Tecna, foi aberta licitação para o projeto executivo, sempre sobacompanhamento doIPPJ - Instituto Poços Pré-Jogos.
Neste estudo foram previstos – preliminarmente – recursos da ordem de 32 milhões de reais para a ampliação da pista, sistemas de controle de voo, estação de embarque/desembarque, raios X para bagagem, novo balizamento e brigada de incêndio e outras obras necessárias.
Esta quantia foi ratificada pela Presidente Dilma em 21/12/2012, quando anunciou a liberação da R$830 milhões a serem investidos nas melhorias e ampliação dos aeroportos mineiros.

Na últimaterça feira, dia 8, foi lançada no Palácio Tiradentes em Belo Horizonte,pelo Governador Anastasia, a 2ª etapa do Programa Mineiro de Investimentos Aeroportuáriospara modernização e ampliação de 33aeroportos de Minas Gerais, dentre eles o de Poços de Caldas.
Para tal solenidade, o IPPJ - Instituto Poços Pré-Jogos foi convidado e lá compareceu através de seus representantes, os empresários Marcos de Carvalho Dias eJurandyr Miguel, mais o Comandante Paulo Evangelista Lara, além do Brigadeiro Allemander Pereira que fez questão de prestigiar o evento.
O Prefeito Eloísio do Carmo Lourenço, que antes mesmo de ser eleito já vinha prestigiando o IPPJ -Instituto Poços Pré-Jogose apoiandosuas iniciativas, compareceu àquela importante solenidade a convite do Governador Anastasia, inteirando-se ainda mais do projeto com o objetivo de abreviar sua implantação.
O IPPJ -Instituto Poços Pré-Jogos—sem nenhum viés político-partidário — se sente honrado por estar participando vivamente deste processo, que vai beneficiar Poços de Caldas de forma expressiva e definitiva.

Fonte: Assessoria de Comunicação