Publicado em 30/07/2017 - regiao - Da Redação
Foi aberta na noite de sexta-feira, 21 de julho, a “65ª Exposição Nacional de Orquídeas de Guaxupé”. Promovida pelo Núcleo dos Orquidófilos, a mostra ocorreu no Parque Mogiana, onde expositores de setenta e duas cidades exibiram suas plantas ornamentais. Detentor do título de “maior do País”, o evento estreou com uma cerimônia cívica muito bem sucedida.
A abertura, que teve o comunicador Ricardo Dias na condição de mestre de cerimônia, destacou uma Mesa Diretora simbólica com o presidente do Núcleo dos Orquidófilos de Guaxupé, Adolpho Radaeli, o prefeito Jarbas Corrêa Filho, o vice-prefeito, dr. Heber Hamilton Quintella (acompanhado da esposa, dona Regina); o presidente da Coordenadoria das Associações de Orquidófilos do Brasil, Welington José Fernandes; o patrono e a rainha desta edição, respectivamente deputado estadual Antônio Carlos Arantes e a estudante Ana Júlia Anchieta Corrêa; a “Rainha 2016”, Daniela Nicoli Cabral Heluany; o instrutor do Tiro de Guerra, sargento Sotoriva e seus atiradores.
Evidentemente honrado com o título, o deputado Arantes comentou: “Não sei dimensionar minha alegria, pois tenho uma afeição muito grande por orquídeas, além de ser um protetor da natureza. E, depois, por ser apaixonado por Guaxupé, pois é um público que sempre me acolheu e votou em mim. Então, ser patrono significa confiança, carinho e responsabilidade. Para ser homenageado, precisa merecer. E quando isto ocorre, não se pode decepcionar. Quero agradecer ao Núcleo dos Orquidófilos e a comunidade de Guaxupé”, disse Arantes.
Encarregada de representar a beleza feminina do evento, a rainha Ana Júlia esbanjou simpatia na noite de estreia: “Estou muito honrada por ser a “Rainha das Orquídeas 2017”. Será muito difícil para mim, representar a festa, pois as rainhas antecessoras fizeram papeis muito lindos.
O presidente Adolpho Radaeli, que foi às lágrimas durante o discurso, teve personalidade em sua fala. Ao Jornal, em entrevista, ele comentou: “É com muita satisfação que, pelo terceiro ano consecutivo, Guaxupé realiza a maior exposição de orquídeas do Brasil. Uma festa gratuita, para o povo de Guaxupé e região apreciar, onde temos o maior prazer em debater sobre orquídeas. É um hobby prazeroso, que não é tão caro e qualquer pessoa tem acesso à orquídea. Enfim, a gente sempre tem prazer de divulgar a orquidofilia seja onde for”, disse o presidente.
Com plantas das mais raras belezas, a “65ª Exposição de Orquídeas de Guaxupé” foi encerrada na tarde de domingo, 23 de julho. Até lá, visitantes tiveram o prazer de apreciar as espécies ainda à mostra, assim como os minicursos sobre cultivo de orquídeas, entre outras atividades.
(Carlos Alberto - Guaxupé)