Publicado em 29/01/2013 - regiao - Da Redação
POÇOS DE CALDAS - Os moradores dos residenciais Novo Horizonte, Araucárias e adjacências participaram, na última semana, da assinatura da ordem de serviço para início das obras do complexo da Praça dos Esportes e da Cultura (PEC), que integra o Programa de Aceleração do Crescimento 2, do Governo Federal.
Serão investidos R$ 2.438.379,90 na estrutura física e equipamentos, com recursos do Governo Federal e contrapartida do município, em uma área de 3 mil m2, no bairro Itamaraty V. A obra, orçada em R$ 1.850.000,00, está sob a responsabilidade da BM Engenharia Ltda. e o prazo de execução é de 180 dias. A fiscalização será feita pela engenheira Fernanda Marinoni, da Secretaria de Projetos e Obras Públicas.
O projeto foi apresentado pela diretora do Departamento de Desenvolvimento Urbano da Secretaria de Planejamento, Adriane Matthes, que ressaltou a importância da obra para a qualidade de vida dos moradores. Durante o período de obras, serão realizadas reuniões mensais com os habitantes sobre a utilização do local.
O prefeito Eloísio do Carmo Lourenço assinou a ordem de serviço, juntamente com o representante da empresa contratada, Rodrigo Costa Batista e a secretária interina de Projetos e Obras Públicas, Cibele Melo Benjamim. “O projeto que estamos apresentando hoje é mais uma das iniciativas do Governo Federal. É um orgulho enorme para esta comunidade que, a partir de agora, vai ter um local para as crianças, área de lazer, pista de caminhada, academia de ginástica, parquinho, quadra coberta, salas de convivência, biblioteca e teatro”, afirmou o prefeito Eloísio do Carmo Lourenço.
O deputado federal Odair Cunha também prestigiou a solenidade de assinatura da ordem de serviço e enfatizou a relevância da praça para os moradores. “A nossa dignidade não está só em ter uma casa, em ter um trabalho. Está também em ter acesso à cultura, ao lazer. As nossas crianças precisam de um espaço para viver, porque a vida é tudo isso junto. Fico feliz de poder participar deste momento, um momento novo para o Brasil e para Poços de Caldas”, destacou. Também participaram do evento o vice-prefeito Nizar El-Khatib e vereadores.
O local terá cineteatro/auditório de 60 lugares, telecentro, biblioteca, salas multiuso, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), pista de skate, jogos de mesa, espaço para crianças, quadra coberta, equipamentos de ginástica, kit básico esportivo e pista de caminhada.
A Praça dos Esportes e da Cultura faz parte do Eixo Comunidade Cidadã do PAC 2. O objetivo é integrar num mesmo espaço físico, programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços sócio-assistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital, de modo a promover a cidadania.
Água
O prefeito Eloísio do Carmo Lourenço também destacou que o problema de falta d’água, que prejudicava os moradores do local, já foi resolvido. “Temos que dar o crédito à equipe do DMAE, que entendeu e atendeu a nossa proposta, trabalhou muito e conseguiu solucionar o problema”, disse o prefeito. Os moradores, que lotaram o centro comunitário do Residencial Novo Horizonte, reiteraram que não sofrem mais com a falta d’água. Eles também puderam fazer perguntas, tirar dúvidas e encaminhar sugestões e solicitações ao prefeito.
FONTE: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO