Obras das Thermas terão início em maio em Poços de Caldas

Publicado em 27/04/2011 - regiao - Assessoria de Comunicação

A prefeita em exercício, Gláucia Boaretto, participou, na manhã da terça-feira (26), no auditório das Thermas Antonio Carlos, de reunião de apresentação e boas-vindas aos representantes da Perfil Engenharia, vencedora da licitação das obras de reforma e restauro do prédio histórico.
Serão investidos R$ 10,2 milhões no projeto, com recursos do governo do Estado, que foram viabilizados com apoio do deputado estadual Carlos Mosconi. A restauração do balneário teve o projeto submetido e aprovado pelo Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Arquitetônico (IEPHA). A equipe da empreiteira vencedora da licitação, a Perfil Engenharia, já está em Poços de Caldas e a obra terá início efetivo em maio.
De acordo com a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemig), o prazo de execução é de dois anos. Mesmo com a realização de grandes intervenções, como a troca de banheiras e construção de uma piscina com água sulfurosa, os técnicos pretendem realizar o projeto em etapas para que o fechamento do local ao público não seja necessário. A prefeita em exercício ressaltou a importância das Thermas Antonio Carlos tanto para saúde quanto para o turismo do município. “Este é um dos maiores patrimônios que temos em Poços de Caldas. A responsabilidade da Perfil Engenharia é grande, mas tenho certeza de que fará um bom trabalho, já que conquistou um projeto desta envergadura”, destacou.
Gláucia Boaretto também deu boas-vindas aos representantes da empreiteira, colocou a equipe da Prefeitura à disposição para auxiliar no que for necessário e aproveitou para agradecer à Codemig pelo compromisso com Poços de Caldas, que também já rendeu ao município a revitalização do Palace Casino.
“Este é o início da realização de um grande sonho nosso. Acho que a estrutura das Thermas Antonio Carlos é o coração da cidade e representa a maior riqueza que temos - as nossas águas. Para nós, é um momento histórico e o início de uma nova fase, quando o prédio completa 80 anos”, enfatizou a diretora de Serviços Termais Municipais, Teresa Cristina Alvisi.

Reunião
Também participaram da reunião, o arquiteto da Codemig, Luiz Fernando Butakka de Menezes, o secretário de Turismo e Cultura, Marco Antonio Dias de Paiva, o secretário adjunto de Planejamento, Luiz Antonio Campos, o presidente do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Turístico, Osmero Pelegrinelli Júnior, representantes do Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Arquitetônico (IEPHA), da Cosmos Engenharia e da Perfil, equipe da Prefeitura e os vereadores Jonei Eiras e Aparecido Nascimento.
“É uma emoção começar uma obra de tamanha importância para cidade”, disse o presidente do Condephact, que também agradeceu ao IEPHA pelos projetos que vêm sendo desenvolvidos em conjunto.
Já o engenheiro Renato Rocha, da empresa vencedora da licitação, disse que será uma honra dar início a uma obra tão grandiosa e garantiu que a Perfil Engenharia vai corresponder as expectativas da população.