Publicado em 05/03/2013 - regiao - Da Redação
Objetivos são doar sutiãs para mastectomizadas e ajudar na prevenção do câncer de mama
Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), em 2010 foram 49.400 novos casos no Brasil, principalmente nas regiões Sul e Sudeste, onde já existe uma concentração maior de diagnósticos da doença. De acordo com o Ministério da Saúde, o número de mulheres que morreram por causa do câncer de mama aumentou 45% em 10 anos.
Com simples observações e, principalmente, com o autoexame regular de palpação, a mulher pode ser diagnosticada com rapidez e, assim, elevam as chances de sucesso do tratamento e da não reincidência do câncer de mama. Quando o tumor é pequeno (diâmetro igual ou inferior a três centímetros), normalmente o médico opta pela mastectomia, ou seja, a retirada da mama. Esse procedimento, apesar de mais invasivo, é mais seguro na não reincidência da doença. Esse é o lado bom da extração da mama.
Já o lado ruim é que muitas das mulheres que optam pela mastectomia não podem (por um motivo ou outro) fazer a reconstrução do seio. Nesse caso, normalmente as mulheres mastectomizadas passam por um período de fragilidade maior. Além do espectro da doença, a falta do seio provoca baixa autoestima e depressão, pois a mulher sente-se diminuída em seus vários aspectos.
Para minimizar o sofrimento dessas mulheres, desde 2007 a Ouseuse Lingerie possuí o Projeto Amigas do Peito. Doar sutiãs especiais para inserir uma prótese mamária a mulheres carentes e multiplicar a educação preventiva do câncer de mama são os principais objetivos do projeto.
Na próxima sexta-feira (8), o Projeto Amigas do Peito será lançado oficialmente pela Ouseuse. Com a participação de todos os colaboradores da empresa e de entidades que ajudam portadores de câncer de mama, terá uma palestra educativa e a doação de sutiãs especiais. Cases com duas mulheres que passaram pela mastectomia também farão parte do evento, para chamar a atenção das pessoas para o problema e, assim, despertar a importância da prevenção. O Projeto Amigas do Peito está aberto para ajudar a qualquer mulher carente, de qualquer parte do país. Mas, para aquelas que puderem bancar o sutiã, a Ouseuse também comercializa a peça.
O lançamento oficial do Projeto Amigas do Peito acontece dia 8 (Dia Internacional da Mulher), às 9h 30, no showroom da Ouseuse Lingerie, na Rua Ana Vitória, 283, Centro, Juruaia, MG.
SAKEY - Eliana Sonja