Ouseuse Lingerie: 18 anos de muito sucesso

Publicado em 03/12/2012 - regiao - Da Redação

Uma das pioneiras no setor de moda íntima de Juruaia, Rosana Marques criou a OuseUse Lingerie em 1994. São 18 anos de trabalho que ajudaram a elevar o polo de Juruaia, pois é uma das confecções que mais se desenvolveu e tornou-se referência de empreendimento de sucesso. Com 80 funcionários diretos e 120 indiretos, a OuseUse Lingerie tem o orgulho de chegar aos 18 anos com muita disposição para crescer cada vez mais. 

A Ouseuse Lingerie é hoje um empreendimento de sucesso graças à Rosana Marques. Com uma postura positiva e de valorização dos seus colaboradores e parceiros, Rosana sempre credita seu sucesso às pessoas que estão junto com ela. “Sempre acreditei que, para desenvolver minha empresa, as pessoas que estavam comigo precisavam ter o incentivo para melhorar suas vidas pessoal e profissional. É com muita satisfação que, ao longo de 18 anos, vários colaboradores montaram sua própria empresa de moda íntima. Afinal, o conhecimento é universal e, dessa forma, contribuí para ‘construir’ o polo de moda íntima de Juruaia. Ainda me lembro, emocionada, as palavras da ex-cortadeira e atual proprietária da Doce Paixão, ao deixar a Ouseuse para montar sua própria confecção: ‘você nos ensina a voar. Agora é a minha vez de começar’”, comenta Marques.

De família humilde, mas trabalhadora, Rosana começou a trabalhar cedo. Quando já era uma professora concursada, portanto com estabilidade profissional, resolveu dar uma guinada em sua vida. Foi quando fundou, junto com seu irmão, a Ousadia Lingerie, posteriormente Ouseuse, como é hoje nacionalmente conhecida. Com apenas dois funcionários e a própria Rosana, teve início as atividades da marca em um pequeno galpão. Hoje, a empresa está cravada em uma construção de 2 mil² e, além de oferecer um showroom com inúmeras opções de peças e modelos, proporciona aos clientes e funcionários um espaço físico amplo, confortável e bonito.

Rosana Marques também foi pioneira em outras frentes de trabalho em Juruaia, sempre disposta a fazer da cidade um polo. A iniciativa de fundar a Associação Comercial e a realização da primeira Feira de Lingerie foi da empresária e, por três vezes, assumiu a presidência da ACIJU.  Mesmo com as dificuldades, as duas empreitadas deram certo. A Felinju, em 2013, estará em sua 16ª edição e a Associação é um grande suporte para os empresários da cidade.

Em meio ao desenvolvimento da Ouseuse, Rosana Marques conseguiu dedicar parte do seu tempo a ações sociais no Lar São Vicente de Paulo e no Hospital Monsenhor Genésio. Essa instituição quase foi à falência, mas Rosana conseguiu, como tesoureira, viabilizar financeiramente a entidade. A marca Ouseuse também tem projetos sociais, como o “Amiga do Peito”, com a confecção de sutiãs com próteses mamárias para vítimas de câncer. A responsabilidade ambiental também pode ser vista na empresa através de peças confeccionadas com tecidos reciclados ou de material natural, como o bambu.

“Mesmo não sendo uma profissional com formação acadêmica, fato típico das economias emergentes, sempre tive uma visão teórica para agir com efetividade. No meu entender, o risco faz parte da vida de qualquer empresário, mas o bom empresário é aquele que trabalha com riscos calculados. Não pode ser um aventureiro ou uma pessoa que joga com o futuro de sua empresa, pois um investimento desprovido de cuidados poderá ter repercussão para a empresa e, por consequência, à família, aos empregados, revendedores e representantes. Meus investimentos são analisados e calculados e são esses cuidados que entendo como inerentes ao bom empresário”, diz Marques.

Chegar aos 18 anos de empresa com o crescimento sempre como parceira não é para qualquer um. E Rosana Marques soube, ao longo desses anos, fazer da Ouseuse mais do que uma expressão de vida. E o seu sucesso pode ser perfeitamente comprovado por meio de suas próprias palavras: “não me contento apenas em realizar os sonhos meus, acredito que minha missão é, também, a de colaborar para a realização dos sonhos dos outros.”

SAKEY - Eliana Sonja