Publicado em 02/08/2013 - regiao - Da Redação
O Governo Municipal a partir da sexta-feira (02) dará início à distribuição de lanches aos pacientes que fazem tratamentos fora de Guaxupé. Além da alimentação oferecida pela Secretaria Municipal de Saúde, a viagem também passa a ser direta aos municípios de tratamento, sem necessidade de paradas em outras cidades.
“Só quem precisa enfrentar horas e horas de viagem é que sabe o quanto essas mudanças farão diferença. O paciente terá alimentação e sairá de Guaxupé direto à cidade para onde tem que fazer seu tratamento, sem necessidade de parar em outros hospitais”, disse Tadeu Silva, secretário de Saúde.
De acordo com o prefeito Jarbinhas, essa medida visa trazer um pouco de conforto e humanização aos pacientes: “No meu Plano de Governo estava contido esta ação de alimentação. Imagine ter que sair de casa de madrugada e retornar somente no final da tarde ou muitas vezes até a noite. Sabemos que existem pessoas com condições de pagarem por uma alimentação nas cidades em que estão se tratando mas temos que pensar naquelas pessoas que não tem essa condição e que eram obrigadas a se alimentarem irregular. O que queremos é humanizar a saúde pública. Dar o mínimo de conforto a estas pessoas que já estão fragilizadas”, explicou Jarbinhas.
O kit que está sendo entregue aos pacientes é composto por 01 garrafa de água, 01 leite achocolatado, 01 fruta e 02 lanches.
Os pacientes também estão sendo levados aos municípios de tratamento de forma que não precisam adentrarem em outros municípios para deixarem outras pessoas: “Antes, por exemplo, quem ia para São Paulo e no carro estivesse um paciente para Campinas, o motorista fazia uma escala. Agora isso não é mais feito. O paciente que vai para São Paulo não precisa para em outras cidades. A viagem é direta”, exemplificou Tadeu Silva.
“Isso trará uma agilidade tanto na ida quanto na volta destes pacientes. Não precisam ir até outras cidades. A segurança nas estradas fica maior e o tempo mais preciso. São pequenas alterações no modo de prestar o serviço a estes pacientes mas que temos certeza que farão diferença. Isso é humanização através do transporte da Saúde”, finalizou o prefeito Jarbinhas.
FONTE: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO