Publicado em 21/12/2017 - regiao - Da Redação
Alegria e descontração marcaram a manhã diferente, promovida na terça, 19, pela equipe de Estratégia de Saúde da Família da Unidade Básica de Saúde Dom Bosco II. Antes da festa, teve conversa séria sobre saúde, mais precisamente sobre a importância de prevenção do HIV, como parte das ações do Dezembro Vermelho. Na sequência, teve também mensagem de Natal, bingo e café da manhã especial. “Todo ano a gente tenta fazer algo diferente nesta época. Temos pacientes que tinham dificuldades de interação até mesmo pela depressão e que hoje se tornaram mais do que pacientes, são amigos da equipe e isso é muito gratificante”, contou a enfermeira Paloma Teixeira Salomão.
“Estas ações são muito importantes para gerar essa integração, esse vínculo entre a comunidade e as equipes de saúde e os resultados são sempre muito satisfatórios”, complementou Juliana Bacelar, apoiadora da Atenção Básica.
Além dos atendimentos, a unidade Dom Bosco II também tem grupos de caminhada, ginástica, crochê e auriculoterapia, com reuniões uma ou duas vezes por semana, dependendo da atividade. A aposentada Célia Maria de Araújo, 66, foi uma das participantes da confraternização. “Foi maravilhoso. Todos são muito atenciosos e a equipe toda está de parabéns, só tenho a elogiar, porque tudo o que eu preciso, eu sempre sou muito bem atendida, é nota 10”.
“Nós apoiamos e valorizamos muito estas iniciativas porque elas fortalecem a Atenção Básica, a nossa porta de entrada que é capaz de atender a muitos casos, sem necessidade de outros encaminhamentos. Isso gera mais conforto ao paciente que é acolhido e atendido no seu bairro, com mais rapidez e mais proximidade, gerando essa relação de confiança entre a população e a equipe de saúde”, finalizou o secretário de Saúde, Carlos Mosconi.
ascom