Padre benfeitor belga visita Botelhos

Publicado em 24/08/2009 - regiao - Taciana Granato Taboga

950-04Na segunda-feira, dia 10 de agosto, esteve em Botelhos o Padre Agostinho Damem, um benfeitor belga que há muitos anos estabeleceu parceria com alguns municípios brasileiros, aos quais já beneficiou com a construção de diversas instituições, bem como com a doação de equipamentos para tantas outras.
Nesta última visita, o padre esteve acompanhado por alguns jovens estudantes belgas, que vieram conhecer suas obras no Brasil, e ainda pelo professor Lui, que já o acompanhou em outras viagens. 950-03Logo pela manhã, acompanhados pela secretária de governo e presidente da APAE de Botelhos Jaqueline Alexandre Mioto, a comitiva visitou o Projeto Resgate da Cidadania, que foi construído com recursos doados pelo padre, onde as crianças os aguardavam para uma apresentação de dança.
Na seqüência, foi servido um almoço aos visitantes na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Botelhos – APAE, sede esta que também foi construída com recursos de famílias belgas, sendo que as doações foram intermediadas pelo padre Agostinho.
E, para completar o itinerário, eles se dirigiram ao Projeto Elo, onde o padre pode receber todo o carinho das crianças e apreciar os diversos trabalhos manuais executados por elas.
950-05Já na quarta-feira, 12 de agosto, ele retornou a Botelhos onde participou de uma noite cultural organizada especialmente para homenageá-lo. Nesta ocasião, os alunos do Projeto Elo encenaram todas as etapas da vida do padre Agostinho, com texto, preparação e ensaio do professor Júlio Capoeira, coordenador do Projeto Menino Bom, que ensina aos inscritos as técnicas da capoeira. Este evento contou ainda com as apresentações da APAE; do Resgate da Cidadania; dos grupos de capoeira Menino Bom, de Botelhos, e Filhos do Bonfim, de Poços de Caldas; do grupo de Hip Hop Style Free Dance, de Bandeira do Sul; e da banda municipal Professor Pedro de Moraes.
O Padre Agostinho Damem já retornou à Bélgica, mas antes de partir, ainda em Botelhos, afirmou que voltará ao município e que, assim que possível, irá novamente investir em obras nesta terra.