Palestra antidrogas é ministrada em Poços de Caldas

Publicado em 28/05/2012 - regiao - Assessoria de Comunicação

Na sexta-feira (25) aconteceu no município de Poços de Caldas uma palestra antidrogas ministrada pelo deputado federal e relator da Comissão Especial de Políticas Públicas de Combate às Drogas Givaldo Carimbão (PSB-AL).  A palestra contou com a participação de cerca de 150 pessoas, dentre elas representantes em diversas áreas de atuação no combate às drogas, como o tenente-coronel da PM Diovanny Ribeiro da Silva, o juiz de direito Edmundo José Lavinas Jardim, a defensora pública Priscila Nassif Del Lama Dourdin, o assessor eclesiástico da pastoral da sobriedade Padre Valdenísio, o presidente da Casa de resgate Emmanuel Sebastião Silveira, o deputado estadual Carlos Mosconi e o deputado federal Geraldo Thadeu que compuseram a mesa. Antes da palestra, Carimbão visitou entidades da cidade e conversou com pessoas envolvidas na luta contra às drogas. Ressaltou a importância de se debater sobre o assunto, segundo ele a troca de experiências é essencial. “Agradeço o convite feito pelo meu colega de trabalho deputado Geraldo Thadeu de vir aqui passar um pouco do conhecimento que adquiri durante minha empreitada no combate às drogas, especialmente o crack”.
Estima-se que no ano de 2011 foram apreendidos 100 quilos de drogas no município de Poços de Caldas e que cerca de 90% da população carcerária da cidade é decorrente das drogas, seja pelo tráfico ou por furtos em consequência do vício dos usuários. Carimbão disse ainda que ainda não existe uma solução pronta contra o que ele chama de “epidemia” das drogas, porém há caminhos para que esse problema se amenize. “Existem duas formas eficazes para o combate às drogas, a primeira é a prevenção. Nossas crianças estão começando a beber em média aos 10 anos de idade, e a bebida alcoólica é a porta de entrada pro mundo das drogas, portanto temos que educá-las sobre os perigos das drogas cada vez mais cedo. A segunda é acolher os dependentes e não recolher. O combate às drogas não deve ser atribuído como caso de polícia e sim caso de políticas públicas, deve-se trabalhar, antes de tudo, a reinserção do individuo na sociedade.
O deputado Geraldo Thadeu considerou que a palestra foi muito proveitosa. “É uma grande alegria poder ajudar de alguma forma na luta contra as drogas, sabemos que para entrar numa guerra é preciso antes conhecer bem o inimigo, portanto essa troca de informações é essencial”, finalizou Geraldo Thadeu.