Paraíso participa da formação da Câmara Técnica de Agricultura

Publicado em 26/02/2018 - regiao - Da Redação

Paraíso participa da formação da Câmara Técnica de Agricultura

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, foi um dos municípios que participou no início desta semana, em Passos, da formação da Comissão Gestora da Câmara Técnica de Agricultura. Durante encontro realizado na sede da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (Ameg), foram debatidos vários assuntos como a implantação do Sistema de Informação Municipal (SIM) e a situação das estradas rurais. Também foi realizada palestra com o presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Glênio Martins. 

O município paraisense foi representado na reunião pela secretária municipal de Meio Ambiente, Yara de Lourdes Souza Borges. Ela destacou que o encontro foi importante no sentido de debater situações comuns vividas pelos municípios em toda a região. “Conversamos sobre várias questões e partilhamos a respeito dos problemas semelhantes enfrentados pelas prefeituras. Um exemplo desta situação é a condição das estradas rurais, principalmente em relação ao período chuvoso e a manutenção das máquinas”, explica a secretária. 

Um dos assuntos conversados foi a criação da Câmara Técnica de Agricultura. Na oportunidade foi formada uma comissão gestora que será presidida pelo prefeito de Cássia, Marco Leandro Almeida Arantes (Kito) e terá como vice-presidente, a secretária Yara Borges. A Câmara Técnica é um órgão importante para discussão dos mais variados temas relacionados às atividades do setor agrícola e a sua cadeia produtiva que são destaque em toda a região. 

Na oportunidade também foi tratado sobre a implantação do programa SIM da região. “Estamos discutindo este assunto desde o ano passado e continuamos trabalhando na formatação de uma legislação em comum, que irá possibilitar que os produtores possam comercializar suas respectivas produções com qualidade e segurança, havendo até mesmo a possibilidade de criação de consórcio entre os municípios”, acrescenta Yara. Paraíso vem participando deste projeto que deverá ser implantado anda neste ano. 

Outro ponto importante da reunião foi a presença de Glênio Martins, presidente da Emater/MG. Ele falou sobre a situação da empresa que está com número reduzido de funcionários em todo o Estado para atender aos municípios. A expectativa é de que, com a realização do concurso, as condições de trabalho serão melhoradas, sendo possível ampliar a assistência técnica oferecida aos produtores rurais. “Esse é um grande esforço nosso, desta gestão, para sanar algo que deveria ter sido feito há muito tempo", afirma. 

ASCOM / texto: Roberto Nogueira