Publicado em 23/04/2015 - regiao - Da Redação
A Sefic (Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura) do Ministério da Cultura está promovendo oficinas do programa de Capacitação em Gestão e Empreendimentos Criativos. A estrutura pedagógica do programa mescla cursos à distância e atividades presenciais, sendo composto por quatro etapas, iniciado em setembro de 2013. São Sebastião do Paraíso participa do projeto através da Arte Educadora e Diretora de Cultura Cinara Soares Caetano Vanoni que já participou de todas as etapas do projeto realizadas até agora.
O programa tem o foco na formação empreendedor do profissional da cultura. Entre os objetivos está o desenvolvimento de iniciativas de forma sustentável, impulsionando o crescimento do setor de forma equilibrada em todo o País. O curso atendeu mais de oito mil alunos representantes de cidades como Belém, Fortaleza, Salvador, Rio Branco, Belo Horizonte, Cuiabá, Recife, Goiânia e Brasília, com pelo menos uma etapa concluída.
Para a última etapa da capacitação, foram selecionados 200 alunos sendo 50 por oficina, dentre aqueles que se destacaram ao longo do curso pelo perfil colaborativo, capacidade de articulação, além do bom desempenho nas avaliações e atividades em cada disciplina. A finalidade desta etapa é de capacitar agentes com potencial para mediar processos e projetos culturais em seus territórios, para atuar como articuladores locais e regionais de pessoas, grupos e instituições. Além disso, esses profissionais buscam estimular, em sua localidade, práticas colaborativas de gestão de projetos culturais e de empreendimentos criativos.
São Sebastião do Paraíso esteve presente em todas as etapas à distância e presencial em Belo Horizonte e Brasília concluindo o Programa através da facilitadora Cinara Soares Caetano Vanoni. “Estou muito feliz com esta conquista para o nosso município e região”, comenta. Com este curso concluído pelo Ministério da Cultura e apoio da Prefeitura Municipal de São Sebastião do Paraíso, ela pretende estimular projetos culturais através de parcerias, promover cursos e impulsionar os artistas locais a participarem de editais públicos.
Cinara já desenvolveu vários projetos pedagógicos culturais na cidade, obtendo premiações municipais, estaduais e nacionais. Ela cita que os interessados em participar de atividades desta natureza podem procurar a Casa da Cultura para obter maiores informações.
Fonte: Ana Paula Carvalho - Secretaria de Comunicação / Prefeitura de São Sebastião do Paraíso - MG (Com informações do Ministério da Cultura)