Publicado em 02/09/2018 - regiao - Da Redação
Os funcionários de toda a rede municipal de Saúde de São
Sebastião do Paraíso foram reunidos na tarde de quinta-feira, 30, no Teatro
Municipal Sebastião Furlan para um encontro com o secretário da pasta,
Wandílson Aparecido Bícego e com a presença do prefeito Walker Américo
Oliveira.
Na oportunidade, foram apresentados dois projetos para melhorar o atendimento — um para os próprios funcionários do setor e outro, o Acesso Avançado que será implantado em caráter de teste na Unidade de Saúde da Família (USF) no bairro Veneza.
O primeiro projeto é voltado para o tratamento de estabilização de coluna, que visa reduzir uso de remédio e fisioterapia. Já existente na rede pública, agora será oferecido aos funcionários da saúde, podendo ser estendido a outros setores. O atendimento será de forma organizada, com avaliação médica, diagnóstico, encaminhamento da Fisioterapia e deverá ter início a partir de 10 de setembro. Não está descartada a possibilidade de adoção de outras formas de tratamento como o Reiki e a acupuntura, entre outras alternativas.
Na sequência, a coordenadora das Unidades de Saúde da Família, Fernanda Amorim, fez a apresentação do projeto Acesso Avançado. Ela esclareceu que as USFs são as portas de entrada do paciente. No entanto, devido à questão de direcionamento do fluxo, muitos usuários acabam deixando de comparecer às consultas. A iniciativa pretende favorecer o atendimento ao paciente com maior absorção da demanda espontânea e tem o objetivo de “fazer o trabalho de hoje”, evitando agendamentos futuros ou fazendo com que aconteça em intervalos curtos entre 24 e 48 horas.
A experiência será feita inicialmente de forma piloto na
USF Veneza. O local tem 2.911 cadastrados e 2,8% possuem plano de saúde.
Posteriormente, após avaliação, o projeto deverá ser levado para outras unidades. O prefeito Walker Américo enalteceu o trabalho de cada um dos servidores da saúde, destacando a importância da ação que eles realizam para a comunidade.
ASCOM / texto: Roberto Nogueira / fotos: Denis Menezes