Partido dos Trabalhadores repercute decisão drástica do Juiz de Nova Resende

Publicado em 16/10/2016 - regiao - Da Redação

Partido dos Trabalhadores repercute decisão drástica do Juiz de Nova Resende

A cassação do registro de candidatura do prefeito Celson José de Oliveira (PT), reeleito em Nova Resende com 63% dos votos válidos, vem gerando a reação de militantes e populares. Na sentença, o Juiz Eleitoral entendeu que o prefeito fez uso da máquina pública em benefício da própria candidatura. A autoridade determinou a realização de novas eleições no município. A assessoria do prefeito já recorreu junto ao Tribunal Regional Eleitoral, em Belo Horizonte, acreditando numa decisão favorável.
Ex-prefeito por dois mandatos e atual presidente do Partido dos Trabalhadores em Nova Resende, Ronei Vitor de Brito, prestou maiores esclarecimentos à nossa reportagem. Uma manifestação popular estava prevista para o domingo, 09/10, mas não aconteceu devido ao trágico falecimento de dois jovens do município e também do irmão do deputado estadual Emidinho Madeira. A manifestação, com faixas e pronunciamentos de protesto, acabou acontecendo na terça-feira.
Ronei confessou a profunda tristeza e indignação com o fato ocorrido no município, mesmo garantindo respeito à Justiça. Declarou que, mesmo perdendo nas três instâncias, continuará acreditando na Justiça. Ao mesmo tempo, manifestações e concentrações estão ocorrendo de forma pacífica e dentro da legalidade, sendo este um direito garantido pela Constiuição.
A liderança afirmou que a atitude da Promotora de Justiça e do Juiz de Direito da Comarca de Nova Resende causou um grande transtorno e uma tristeza profunda nos eleitores. Agora, o grupo político se vê obrigado a ficar “controlando situações e apaziguando os ânimos” para que o fato não tome maiores proporções. Acredita que hoje o grupo tem o controle da situação, mas não garante até quanto será desta forma.

NÃO HOUVE ROUBO E NEM DESVIO DE DINHEIRO - Ronei manifestou que, se a cassação do registro de candidatura tivesse ocorrido por roubo ou desvio de dinheiro público, jamais estaria prestando esclarecimentos públicos. Reconhece o papel da oposição do política, sendo que sempre haverá denúncia contra quem está no poder. Mas questiona os motivos “banais” que levaram o Juiz a tomar tão drástica decisão. Citou, por exemplo, o transporte para a terceira idade no período eleitoral, transporte dos grupos folclóricos e serviço de terraplanagem para a construção de casas. São situações e serviços que vinham sendo feitos de forma sistemática ao longo dos últimos onze anos. Além disso, a administração retirou pedras para a colocação do asfalto em ruas no centro da cidade. Neste caso específico, não houve denúncia e a ação foi tomada pelo próprio Juiz. “São práticas de servir a população”, justificou a liderança. Ele também ironizou ao dizer que a pessoas “mais ricas” de Nova Resende não precisam dos benefícios citados.

PT APROVADO - O presidente do Partido dos Trabalhadores também argumentou que a população de Nova Resende está satisfeita com a administração petista no município. Prova disso, que reelegeu o prefeito Celson com quase 64% dos votos e elegeu mais três vezes. A liderança novamente esclareceu que não houve qualquer ato de corrupção no município.

REAÇÃO - “Não vamos ficar parados e nem quietos”, avisou Ronei. A assessoria jurídica do prefeito já recorreu junto ao Tribunal Regional Eleitoral, em Belo Horizonte, segunda instância de julgamento. Se necessário, também estará recorrendo em Brasília/DF. Ao mesmo tempo, vem mobilizando a comunidade de forma sempre pacífica. Não será permitido qualquer tipo de ataque, verbal ou contra o patrimônio.

NOVA ELEIÇÃO - Ronei também deixou claro que o partido irá acatar uma possível decisão judicial em última instância de realização de novas eleições no município. “Jamais vamos passar por cima da lei”, garantiu. Mas avisou que, na eventualidade de novas eleições municipais, o PT irá apresentar outro candidato.