
Nos dias 10 e 11 de junho, alunos do 8º ano “B”, da Escola Estadual Professor Pedro Saturnino de Magalhães, encenaram a Peça Teatral “Futebol ou Droga”, de autoria do escritor e poeta Lamartine Figueiredo Filho, membro das Academias Cabo-verdense e Poços-caldense de Letras, com direção e ensaios da professora Fernanda Messias Viana e Souza.
O espetáculo conta a história de um jovem atleta, o Dudu, que era apaixonado pelo futebol e pelo seu time, o “Bola Verde”. Um dia, um colega de Dudu, o Lelé, por inveja ou por ciúme, denunciou falsamente o companheiro, alegando que este seria usuário de drogas. Mediante a denúncia, o Conselho Tutelar e o técnico do time “Bola Verde”, o Miranda, foram a casa dos pais de Dudu para tomarem as providências necessárias, até porque Dudu era um jogador de grande sucesso. O técnico Miranda determinou exame médico e psicológico em cada jogador, sendo finalmente comprovado que Dudu não era usuário de drogas, mas sim que Lelé usava drogas.
A história termina com Lelé pedindo perdão ao colega Dudu, que o perdoou, Lelé foi suspenso do “Bola Verde”. Encerrando a peça, comparece ao palco o time “Bola Verde”, com todo o seu entusiasmo.
A peça foi apresentada em cinco sessões, todas no salão nobre da escola, sendo três para os alunos, uma para os alunos da APAE e a 5ª sessão para o público em geral.
As apresentações foram assistidas pela diretora da escola, Rosilaine Aparecida Modesto dos Santos e por professores e funcionários, inclusive por professoras da APAE e várias pessoas da comunidade.


