Poços de Caldas comemora 20 anos do Plano Real

Publicado em 02/07/2014 e atualizado em 02/07/2014 - regiao - Da Redação

Poços de Caldas será palco, nesta quarta-feira (2), da comemoração dos 20 anos do Plano Real. O município foi o primeiro do país a receber a nova moeda pelas mãos do então ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso, no dia 2 de julho de 1994. Um dia antes, o Brasil redefinia a sua história econômica com a criação do Plano Real.

O evento está marcado para às 14h, no Palace Hotel, onde reunirá várias autoridades políticas para relembrar o fato. O atual candidato ao Governo de Minas Pimenta da Veiga (PSDB) e o secretário-geral do PSDB-MG, deputado Carlos Mosconi, acompanharam FHC na época e estarão presentes na festa.

 

Mosconi explica que, com a moeda forte e com o fim da inflação, o Brasil dava o grande passo para todas as conquistas que vieram depois. “Nós chegamos a enfrentar uma inflação que atingiu 2.490,99%. A máquina remarcadora de preços trabalhava diariamente alterando os preços para desespero da população. Com o Plano Real conseguimos a estabilidade econômica, hoje sendo comprometida pelo governo federal”, disse Mosconi.

Nas décadas de 80 e 90, os brasileiros enfrentaram os planos Cruzados, Bresser, Verão e Collor, sendo que este último confiscou poupanças e gerou um colapso financeiro no país. Para acabar com esse problema, o Plano Real foi criado como programa de estabilização econômica mais eficaz da história, reduzindo a inflação, ampliando o poder de compra da população, e remodelando os setores econômicos nacionais.

Fonte: ASCOM / Texto: Janaina Massote - Assessora de Imprensa do dep. Carlos Mosconi (PSDB)