Poços de Caldas já conta com sinal de TV digital

Publicado em 10/06/2010 - regiao - Assessoria de Comunicação

A partir desta terça-feira (8), Poços de Caldas já conta com o sinal da TV Digital, simultaneamente a Varginha. A solenidade de lançamento do sinal digital da EPTV foi realizada na sede da emissora, afiliada da rede Globo, no salão nobre do Varginha Tênis Clube.
A secretária interina de Comunicação Social, a jornalista Carolina Barbosa, participou da solenidade. “Sem dúvida, é um marco não só para Poços de Caldas, como para toda a região, porque insere o sul de Minas no contexto do que há de mais moderno em televisão. A HDTV veio para ficar e Poços de Caldas, como a maior cidade do sul do Estado e pólo regional que é, não poderia ficar de fora disso”, destaca.
Os telespectadores do município já poderão assistir à Copa do Mundo de Futebol da África do Sul com imagem e som digitais. Participaram da solenidade, o diretor-proprietário da EPTV, José Bonifácio Coutinho Nogueira Filho, o prefeito de Varginha, Eduardo “Corujinha”, o diretor geral de Jornalismo da emissora, Ciro Porto, o diretor de Jornalismo da EPTV Sul de Minas, Pedro Aurélio Carvalho, entre outros representantes do setor e equipe da TV. A TV Digital chega ao sul de Minas contribuindo para a modernização das comunicações e fortalecendo a importância da região no cenário sociocultural estadual e nacional. Além de ter imagem com maior definição e qualidade de som, o sinal digital possibilita mobilidade porque é captado por aparelhos portáteis de TV, que podem ser carregados na bolsa, no carro ou celulares.
A nova tecnologia está sendo instalada sem desativar o sistema analógico, que continuará funcionando paralelamente ao sinal digital até 2016, prazo previsto para que emissoras e telespectadores possam se adaptar ao novo sistema. Em Poços, os telespectadores devem sintonizar o canal 42 UHF.

O Sistema
Em 2 de dezembro de 2007, as transmissões do Sistema Brasileiro de TV Digital tiveram início em São Paulo. O sistema adotado no Brasil, o ISDB-TB, foi desenvolvido com base no sistema japonês e incorporou tecnologias desenvolvidas por universidades brasileiras. Em 1999, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deu início ao processo de avaliação técnica e econômica para a escolha do padrão de transmissão digital a ser aplicado no Brasil.
A TV Digital é uma tecnologia de transmissão de sinais de televisão que proporciona gratuitamente ao telespectador, melhor qualidade de imagens e sons e uma série de benefícios, como a mobilidade e a interação com os programas. Para ter o sinal da TV Digital na TV, é necessário um conversor que transforma o sinal analógico em digital.