Poços de Caldas recebe bônus do Programa Saúde em Casa

Publicado em 23/12/2010 - regiao - Assessoria de Comunicação

O município de Poços de Caldas, por ter atingido todas as metas para as equipes de PSF no período de 2010, recebeu do Governo do Estado, através do Programa Saúde em Casa, um bônus de R$ 93.301,11. “O bônus é um incentivo a mais do governo para os municipios que fizeram o dever de casa, cumprindo suas metas na atenção primária”, informa o secretário municipal de saúde, dr. Júlio Balducci. Ele destaca e parabeniza as equipes de PSF “pelo trabalho desempenhado em 2010, fator fundamental para que o municipio alcance suas metas”.
As metas para a atenção primária são referentes à cobertura vacinal da tetravalente(contra difteria, tétano, coqueluche, meningite), número de consultas de pré-natal (num total de sete, sendo a última puerperal), exames citopatológicos (preventivo do câncer de colo de útero) e aumento na estratégia Saúde da Familia (abertura de novas unidades de PSF). “Com a cobertura destas quatro metas, além de ter uma verba integral repassada para as equipes, recebemos um bônus”, destaca dra Rosilene Reis, diretora de Programas em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde. Ela infoma ainda que no mês passado foi cumprida a meta do Proesf, o Projeto de Expansão e Consolidação do Saúde da Família, do governo federal. O Proesf viabiliza recursos para estruturação das equipes/unidades, buscando integrar procedimentos de outros níveis de complexidade do SUS e aperfeiçoar tecnologias de gestão com o objetivo de aumentar a resolubilidade do sistema.
Dentre os 354 municípios que receberam o bônus, no estado de Minas Gerais, Poços de Caldas está em sexto lugar em número de unidades, com 23, ficando atrás de Montes Claros (54), Uberaba (50), Ipatinga (37), Patos de Minas (27) e Muriaé (24). O total repassado pelo Estado foi de R$ 6 milhões.
Os recursos do bônus podem ser aplicados em : aquisição de material permanente para as Unidades Básicas de Saúde/UBS; construção, reforma e/ou ampliação de Unidades Básicas de Saúde em imóvel público; ações educacionais; aquisição de veículos para transporte exclusivo das Equipes de Saúde da Família/ESF; pagamento de prêmio por desempenho às equipes de PSF.