Poços de Caldas recebe show gratuito de Toninho Horta

Publicado em 27/04/2012 - regiao - Assessoria de Comunicação

Um dos mais importantes nomes da música mineira e um dos artistas brasileiros mais festejados no exterior, Toninho Horta está em Poços de Caldas, onde participa do projeto ConservAmigos 2012, do Conservatório Musical Antônio Ferrucio Viviani.
Horta faz show na sexta-feira (27), às 20h, na Casa da Cultura do Instituto Moreira Salles (rua Terezópolis, 90 – Jardim dos Estados), com entrada franca. Os ingressos devem ser retirados com antecedência, no Conservatório Musical. No show, Toninho Horta vai se apresentar com os professores da instituição Guilherme Cordeiro, Deivid Santos, Danilo Schultz, Tom Zé Bortoloto, Naná Maran e Maxcarlo.
O evento tem por objetivo agregar novas parcerias às atividades do Conservatório e proporcionar shows de qualidade à população, com entrada gratuita. O ConservAmigos é realizado desde 2009, com apresentações musicais de convidados e professores do Conservatório. Mais informações pelo telefone 3697-2381.

Carreira
Um dos mais prestigiados artistas brasileiros no exterior, Toninho Horta tem em sua bagagem 25 discos de carreira, participou de centenas de gravações e tournées com outros artistas em 40 países no mundo. Admirado por Pat Metheny, George Benson e Eric Clapton entre outros, Toninho Horta é considerado um dos mais influentes guitarristas e compositores dos últimos tempos.
Em 2011, lançou o disco “Harmonia & Vozes” indicado ao Latin Grammy Awards na categoria “Melhor Álbum de MPB”, com participação de 150 músicos. Entre eles um time de estrelas do pop nacional como Djavan, Seu Jorge, Ivete Sangalo e Erasmo Carlos.
Também foram lançados os DVD’s “Ton de Minas – Solo ao Vivo”, o documentário “A Música Audaz” e livro biográfico “Harmonia Compartilhada” da escritora Maria Tereza Arruda Campos, pela Editora Imprensa Oficial.
Ao completar 45 anos de carreira em 2012, o músico divide seu tempo entre tournées internacionais e projetos de educação e formação musical no Brasil, pela Terra dos Pássaros Produções e o Instituto Maestro João Horta.
Toninho Horta virou referência para músicos de vários países, pela sua maneira original de compor e a versatilidade no violão e na guitarra. Mais de 60 composições foram feitas em sua homenagem por músicos brasileiros, europeus, americanos e asiáticos. Em sua recém temporada na Ásia, o sucesso de sua trajetória lhe proporcionou convites para atuar com Orquestras Sinfônicas de Shangai, Pequin e Hong Kong.
No forno, Toninho Horta tem três discos para serem lançados: Minas Tókyo e Japa em homenagem ao Japão, e um CD em duo com o guitarrista italiano Antônio Onorato com canções mineiras e napolitanas.
Em Belo Horizonte, Toninho Horta lança o Mapa da Música de Belo Horizonte em parceria com a Belotur e o Jornal O Tempo. Esta é uma criação do projeto “Aqui-Ó Jazz” que tem como finalidade o resgate da música instrumental e do jazz da capital.
Para 2012, além da tounée nacional com orquestras sinfônicas em várias capitais do país, sua prioridade será lançar o tão esperado “Livrão da Música Brasileira”, com incentivo da Lei Rouanet, celebrando 25 anos de pesquisa. O projeto incluirá mais de 600 partituras de compositores nacionais e dados técnicos relevantes, como um importante compêndio, inédito por sua dimensão e abrangência musical.