Poços de Caldas sedia 37º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras

Publicado em 01/11/2011 - regiao - Assessoria de Comunicação

O prefeito Paulo César Silva abriu, na manhã da terça-feira (1), a 37ª edição do Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras, que acontece até o dia 4 de novembro, no Espaço Cultural da Urca.
O evento é uma realização da Fundação Procafé, com patrocínio do Ministério de Agricultura e Pecuária, Embrapa Café, Ufla, Uniube e Secretaria de Agricultura do Estado de Minas Gerais, com apoio da Prefeitura de Poços de Caldas, Fazenda Sertãozinho e Cooperativa de Cafeicultores de Poços de Caldas.
O tema do congresso neste ano é “Mais tecnologia, mais café”, que evidencia a importância do uso racional de novas técnicas para aumentar a produtividade, reduzindo os custos de produção e ampliando a renda dos produtores. O objetivo é reunir técnicos e pesquisadores de várias instituições do país para divulgar os últimos resultados dos trabalhos e inovações no manejo dos cafezais e no preparo do café.
“É uma honra para o município sediar o 37º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras. Para nós é uma honra ainda maior sediar um evento exatamente na área de café, setor que vem crescendo em Poços de Caldas, sobretudo nas exportações. De janeiro a agosto deste ano, o café foi responsável pela movimentação de 80,99% das exportações do município, o que mostra que temos interesse ímpar em participar das discussões aqui estabelecidas”, destacou o prefeito Paulo César Silva.
Também participaram da solenidade de abertura, o secretário de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Manoel Vicente Bertone, o presidente da Fundação Procafé, José Edgar Pinto Paiva, o coordenador do Congresso, José Braz Matiello, entre outros representantes do setor cafeeiro.
Até a sexta-feira (4), na Urca, o Congresso oferece uma extensa programação, com apresentação dos trabalhos de pesquisa e seminários sobre pragas do cafeeiro, doenças, sementes, mudas e plantio, tratos culturais, adubação, colheita, preparo, qualidade e consumo do café, melhoramento genético e mecanização da lavoura. Já no encerramento do evento, será realizado um Dia de Campo, das 8h às 12h, na Fazenda Sertãozinho.