
Poços de Caldas sedia, na sexta-feira (18), o 79º Fórum Sul Mineiro de Educação Infantil, no Espaço Cultural da Urca, que vai contar com a participação de 300 educadores. A expectativa da organização é que mais de 30 municípios da região enviem representantes.
O evento terá palestra da pedagoga Sandra Bittencourt, especialista em Arte-Educação e Literatura Infantil e Juvenil, que também apresentará o espetáculo narrativo “Tudo pode ser brinquedo! Um passeio poético pela literatura resgatando a arte de brincar”. O cadastramento tem início às 7h30 e a abertura será realizada às 8h.
De acordo com a chefe da Seção de Educação Infantil da Secretaria de Educação, Ângela Cardoso de Ávila, o fórum tem por objetivo discutir a importância do ato de ler na educação infantil e a efetivação das políticas públicas na área e tem como tema “Pelos caminhos da literatura, o prazer em ler e a arte de aprender”.

Haverá também mesa redonda sobre os caminhos da literatura infantil, com a participação da palestrante Sandra Bittencourt e de educadores das cidades de Lavras, Três Pontas e Guaxupé.
Em Poços de Caldas, os professores que trabalham com educação infantil receberam livros específicos para formação de educadores desde 2009 e foram formadas bibliotecas em todas as unidades de educação infantil, com investimentos de R$ 250 mil.
MetasPoços de Caldas ultrapassou as metas de atendimento na educação infantil recomendadas pelo Ministério da Educação para o ano de 2020. Até o final da década, o índice estabelecido é de 50% de atendimento da demanda em creches para crianças de zero a três anos de idade. Desde 2010, a cidade já atende 80% da demanda. Para crianças de quatro a cinco anos, a cidade tem 100% de atendimento.
A cidade possui 40 centros de educação infantil municipais, 11 escolas que atendem também a educação infantil e seis entidades conveniadas, totalizando 57 unidades. Ao todo, 6.045 crianças são atendidas pelo município.