
Poços de Caldas sedia, no dia 29 de agosto, a
I Conferência Regional de Políticas para Mulheres, a partir das 8h, no Espaço Cultural da Urca. O objetivo é discutir e elaborar propostas de políticas que contemplem a construção da igualdade de gênero.
O evento é uma realização do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, em parceria com a Prefeitura. A conferência é voltada para o público em geral, representantes de movimentos organizados, associações, educadoras, etc.
Nosso objetivo é debater políticas públicas para mulheres, no sentido de resgatar a autonomia da mulher, nos âmbitos social, cultural e econômico, explica a presidente do Conselho, Marlene de Fátima Silva. Segundo ela, serão discutidas propostas em dez eixos temáticos específicos.
A Conferência conta com apoio das Secretarias de Educação, Saúde e Promoção Social, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, SESC e Coopoços. A organização do evento ressalta que diversos municípios devem participar da conferência, que vai reunir as entidades, conselhos e prefeituras da região do Sul de Minas.
Daqui, sairão propostas e delegadas eleitas para a III Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, que será realizada em Belo Horizonte, de 17 a 19 de outubro. Já a III Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres acontece em Brasília, no período de 12 a 14 de dezembro de 2011, sob a coordenação conjunta da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República e do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher.
As conferências municipais ou regionais estão sendo realizadas de 1º de julho a 31 de agosto, para análise da realidade social, econômica, política e cultural local, com foco nas mulheres, e dos desafios para a construção da igualdade de gênero, além da avaliação e aprimoramento das ações e políticas que integram o II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres e definição de prioridades.
A meta é elaborar propostas de políticas que contemplem a construção da igualdade de gênero, na perspectiva do fortalecimento da autonomia econômica, social, cultural e política das mulheres, e contribuam para a erradicação da pobreza e para o exercício pleno da cidadania pelas mulheres brasileiras.
Confira a programação completa:8h Credenciamento e café
8h30 Abertura
8h45 Apresentação do Coral Feminino do Conservatório Musical de Poços de Caldas
9h Composição da mesa
9h30 Palestra de abertura com a professora Carmem Rocha, presidente do Conselho Estadual da Mulher de Minas Gerais
10h30 Palestra Magna com a Professora Dra. Marlise Matos, coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher NEPEM da Universidade Federal de Minas Gerais
12h Intervalo para almoço
13h Coordenação dos Eixos de Trabalho
13h30 Reunião dos Grupos de Trabalho
14h30 Coffee break
15h Plenária com apresentação pelos relatores de cada grupo e votação das propostas
16h30 Redação do documento com as propostas aprovadas
17h Eleição das delegadas para a Conferência Estadual
Encerramento