
O município de Poços de Caldas recebeu, no dia 04/10, o troféu ouro do P
rêmio Assis Chateaubriand de Responsabilidade Social, em solenidade realizada no Teatro Capitólio, em Varginha. A Prefeitura concorreu com o projeto SOS Construção, da Secretaria de Promoção Social.
Foram 80 iniciativas de toda a região inscritas e 20 selecionadas. Dez projetos foram premiados com certificados, troféus prata e troféus ouro, pela alta relevância social regional. O prêmio está na oitava edição e é promovido pelo Núcleo de Estudos Universitários de Responsabilidade Social da Unifenas e TV Alterosa.
De acordo com o diretor de Extensão e Assuntos Comunitários da Unifenas, Rogério Ramos do Prado, o prêmio reconhece as iniciativas vencedoras que mais se destacam pelo alcance regional, dos três setores – poder público, iniciativa privada e sociedade civil organizada. Neste sentido, segundo ele, o projeto SOS Construção é referência para outros municípios, ao unir benefícios sociais e sustentabilidade.

O SOS Construção, projeto vencedor da Prefeitura de Poços de Caldas, foi lançado em 2008, com o objetivo de intensificar doações de sobras de material de construção para famílias com renda de até três salários mínimos. Para a secretária de Promoção Social, Raulina Maria Adissi, o projeto do município se destaca por estar de acordo com os Objetivos do Milênio e também por ser mantido com recursos próprios.
Concorrem ao prêmio, entidades públicas e privadas, instituições do terceiro setor, associações, fundações e organizações não governamentais que tenham projetos sociais regionais em andamento, nas áreas de educação, esporte e cultura, meio ambiente e desenvolvimento sustentável, saúde pública, segurança pública e melhor idade.
De acordo com o técnico em edificações e coordenador do SOS Construção, Daniel Roque, desde agosto de 2008, quando o projeto foi iniciado, 1.354 famílias receberam doações, com 505 famílias doadoras.
PremiaçãoDelegações das cidades concorrentes, autoridades e público lotaram o Teatro Capitólio para a cerimônia de premiação, que uniu responsabilidade social e emoção. Poços de Caldas também marcou presença com 30 pessoas da Secretaria de Promoção social, além do prefeito Paulo César Silva, que recebeu o prêmio ao lado da secretária Raulina Adissi e da diretora do Departamento de Habitação, Michele Della Testa.
“É muito gratificante receber esse prêmio, não só pelo reconhecimento do trabalho, mas principalmente pelo benefício que o projeto vem trazendo para diversas famílias que estão realizando o sonho da casa própria, saindo do aluguel e melhorando a qualidade de vida”, ressaltou o prefeito Paulo César Silva. “Aproveito para parabenizar e agradecer a equipe da Secretaria de Promoção Social e de toda a Prefeitura. Este prêmio não é do prefeito; é de todos os servidores públicos”, completou.
Os projetos premiados também terão direito a usar o selo de responsabilidade social durante um ano e vão compor o VIII Guia Regional de Responsabilidade Social, publicado e distribuído gratuitamente a empresas, poder público e organizações sociais.