Poços sedia encontro de conselheiros tutelares municipais e estaduais

Publicado em 25/08/2009 - regiao -

950-12Teve início na segunda-feira (24) e vai até a próxima sexta-feira (28), a capacitação de conselheiros tutelares municipais e estaduais, realizada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social. O curso está sendo realizado no auditório do Sest/Senat. A proposta é capacitar conselheiros tutelares e de direito do estado de Minas Gerais, colocando-os de forma ativa no desempenho de seu papel e aptos a exercerem sua função de forma expressiva em defesa dos direitos da criança e do adolescente, previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente. 950-13Além de Poços de Caldas, representantes de conselhos tutelares e conselhos de direitos da criança e do adolescente de 78 municípios da região foram convidados para o encontro. A iniciativa faz parte das ações da campanha Proteja Nossas Crianças, coordenada pela Sedese e pelo Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas). O projeto é dividido em 14 etapas e pretende capacitar cerca de três mil conselheiros tutelares e de direito dos 853 municípios mineiros.
A solenidade de abertura contou com a presença da vice-prefeita, Gláucia Boaretto, de Bernardo Ferreira Gonzaga, que representou o subsecretário de Direitos Humanos da Sedese, João Batista de Oliveira, da secretária municipal de Promoção, Raulina Maria Adissi, da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Elisângela de Souza, e da secretária executiva da Frente de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Minas Gerais, Maria Alice da Silva.
“O subsecretário de Direitos Humanos, João Batista de Oliveira, tem demonstrado, através das ações que tem empreendido nesta área, o seu compromisso com o ser humano, com a nossa população, com a nossa Minas Gerais. Desejo que os conselheiros aqui reunidos possam levar de Poços de Caldas não só a beleza das montanhas, mas principalmente o conhecimento socializado nesses cinco dias”, ressaltou a vice-prefeita, Gláucia Boaretto. “Temos como meta o compromisso maior com a nossa criança, com o nosso adolescente, com a nossa juventude”, completou.
A capacitação tem como objetivo trabalhar a importância do papel dos conselhos como expressão da democracia participativa, ressaltando a necessidade de articulação para promover a equidade das políticas públicas.
“Este é mais um braço da campanha Projeta Nossas Crianças, contra a exploração de crianças e adolescentes, que tem várias ações”, explicou Bernardo Ferreira Gonzaga, da Sedese. O curso tem carga horária de 40h e pretende também promover a participação dos prefeitos municipais no projeto, para auxiliá-los na captação de recursos e informá-los sobre a necessidade de articulação da rede de atendimento.

Proteja Nossas Crianças
A campanha Proteja Nossas Crianças é uma iniciativa de combate à violência doméstica e à exploração sexual de crianças e adolescentes e conta com o envolvimento de toda a sociedade civil, incentivando a população mineira a denunciar casos de violência.
O número de denúncias de crimes contra crianças e adolescentes recebidas pelo Disque Direitos Humanos (0800 31 11 19) do Governo de Minas cresceu 23% no primeiro semestre deste ano, em comparação com o mesmo período de 2008. Foram 1628 denúncias recebidas contra 1320.