Publicado em 28/08/2016 - regiao - Da Redação
No começo do mês, o Poder Legislativo Municipal, por iniciativa do Vereador Vicente Joaquim da Silva, concedeu uma “Moção de Aplauso” a Farmácia Popular, um dos comércios mais antigos e tradicionais do Munícipio, que atualmente é comandada pelo Senhor Marcos Antônio de Moraes.
Falar da Farmácia Popular é lembrar-se de pessoas dedicadas, bondosas e caridosas que sempre estiveram à frente em seu tempo, enfrentaram as dificuldades e os poucos recursos da época e foram vencedores e reconhecidos pela população a quem serviram. Major Antônio Alberto Fernandes foi um deles e também Antônio José Moraes e muitos funcionários que por lá passaram.
O Senhor Antônio José de Moraes, passou por muitas dificuldades desde a infância pobre em Cabo Verde, onde um lápis era dividido ao meio para servir duas crianças, e escola era para poucos, por isso mesmo conseguiu cursar apenas o 2º ano primário. Ainda criança conseguiu seu primeiro emprego na Farmácia do Sr. Argeu onde lavava vidros para embalar as poções.
Sr. Antônio mudou-se para Botelhos onde trabalhou com o Sr. João Batista de Abreu, era ele quem fazia as aplicações de injetáveis, os curativos, os atendimentos à noite, sempre com fórmulas a serem preparadas na hora. Com seu jeito amigável e bondoso logo conquistou muitos clientes.
Em sociedade com o Sr. Afonso Romão de Siqueira, adquiriu a farmácia popular do Sr. Major Antônio Alberto Fernandes, o qual ficava um bom tempo na farmácia. Farmacêutico famoso, sempre procurado, fazia suas indicações de medicamentos, dava suas “receitinhas” e conversava sobre política, aliás, a farmácia era também um ponto de reunião de políticos.
Dr. Guilherme Bolzan também foi um grande amigo do Sr. Antônio José Moraes, e passou-lhe muitos ensinamentos, principalmente em suas andanças pelas roças e fazendas, atendendo a população pobre e abastada. Quando necessário internava o paciente em um pequeno Pavilhão, até hoje existente, no Asilo São Vicente de Paula.
Infelizmente Dr. Guilherme e Sr. Antônio, que também eram tidos como médicos, faleceram muito jovens, deixando órfãos uma grande parcela da população botelhense.
O Sr. Marcos Antônio de Moraes, procurou então dar continuidade ao trabalho de seu pai, seguindo seu exemplo, atendendo os clientes com carinho e atenção e orientando-lhes sempre que pode.
Hoje as redes de farmácia dominaram o mercado farmacêutico com sua diversidade de medicamentos e preços menores graças ao grande giro de mercadorias. Ainda assim a Farmácia Popular se mantém em atividade, sendo a mais tradicional de Botelhos com aproximadamente 66 anos servindo a população botelhense, e por isso recebeu aplausos através da “MOÇÃO DE APLAUSO”.