Polícia Militar volta a realizar o Projeto PROERD em Cabo Verde

Publicado em 06/03/2016 - regiao - Da Redação

Polícia Militar volta a realizar o Projeto PROERD em Cabo Verde

Depois de alguns anos, a Polícia Militar em parceria com a Secretaria de Educação, volta a realizar em Cabo Verde, o Programa Educacional de Resistência às Drogas - PROERD. A iniciativa partiu do Tenente Sandro Almeida, junto com a Secretária de Educação Stella Maris.
Iniciado na terça, 01/03, o PROERD é desenvolvido nas escolas Públicas e Particulares, por Policiais Militares treinados que em encontros semanais, desenvolvem o programa utilizando cartilha especialmente criada para essa finalidade, que além de estimular as crianças para resistirem às pressões ao uso de drogas, estreita o relacionamento polícia-cidadão. O aluno é convidado a discutir e assimilar conteúdos relacionados à autoestima, resistir à pressão dos colegas para o uso de drogas e resolução de conflitos. O objetivo é transmitir uma mensagem de valorização à vida, e da importância de manter-se longe das drogas e da violência. No final do curso os alunos recebem o certificado, ocasião que prestam o compromisso de manterem-se afastados e longe das drogas e da violência.
Na primeira aula, os Cabo Élio e Graciano, da Polícia Militar, instrutores do programa, apresentaram-se aos alunos e falaram um pouco sobre sua carreira Policial e também sobre ser um Policial do PROERD. Foi feita a distribuição dos livros “Caindo na Real”, contendo as lições que acompanharão as crianças durante os dez módulos do curso.
O Programa é direcionado para os alunos dos 5º anos do ensino fundamental, nas escolas municipais: Antônio Camilo Siqueira, Professor Pedro Alcântara Ferreira, Oscar Ornelas, São Francisco, Pedro de Souza Melo e na Escola Estadual Major Leonel.