Publicado em 20/12/2017 - regiao - Da Redação
Dentro da meta de ampliar os serviços online a população, informações e formulários estão com fácil acesso agora, também no Portal da Transparência da Prefeitura, que pode ser acessado através do link: https://goo.gl/wyD7d4. Na aba Saúde, é possível encontrar conteúdos referentes ao trabalho da Secretaria Municipal de Saúde.
O Boletim de Vigilância em Saúde traz um resumo das ações desenvolvidas pelas Vigilâncias Ambiental, Epidemiológica e Sanitária, no município. O informativo é quadrimestral e esta primeira edição foi dedicada a apresentar parte do trabalho da Vigilância Sanitária. “Este é o nosso primeiro boletim de vigilância em saúde que cumpre um dos principais indicadores do Programa de Monitoramento das Ações de Vigilância em Saúde – ProMAVS, e é muito importante termos uma página específica da saúde, para informar, esclarecer, orientar e trabalhar a promoção da saúde”, disse Rosilene de Oliveira Faria, coordenadora da Vigilância Sanitária.
Na página da Saúde também já estão publicações da Divisão de Assistência Farmacêutica. O relatório apresenta a forma como o setor é organizado, o número de atendimentos nas farmácias do SUS, as despesas com medicamentos e os valores investidos pelas três esferas: federal, estadual e municipal. Além disso, também estão disponibilizados no espaço, formulários importantes para os pedidos de pacientes. O formulário de solicitações especiais é para solicitar a compra de medicamentos não padronizados no SUS municipal. O Laudo de Solicitação, Avaliação e Autorização de Medicamento é para solicitar medicamentos de alto custo, fornecidos pelo Estado. Já o Protocolo de Solicitação de Inclusão ou Exclusão de Medicamentos na Elaboração da Relação Municipal de Medicamentos Essenciais é para a solicitação da inclusão ou exclusão de algum medicamento na lista dos padronizados, fornecidos pelo Município.
A lista de documentos publicada pela Divisão de Assistência Farmacêutica inclui ainda a relação de medicamentos do CEAF – Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, disponibilizados na Secretaria de Estado da Saúde, além do Manual de Montagem de Processo de Medicamentos de Alto Custo. “Antes, a pessoa teria que ir até a Farmácia Central, na Policlínica, solicitar uma cópia do formulário, preencher e ir novamente à Farmácia para protocolar. Agora, todos estes formulários podem ser acessados de casa, impressos, preenchidos e aí basta levar junto com RG e CPF, para dar entrada no pedido”, explicou Yula Merola, responsável técnica da Assistência Farmacêutica.
Em breve, outras informações estarão disponíveis na página da Saúde. “Todas estas são ferramentas muito úteis e válidas para facilitar o acesso da população aos nossos serviços e devem ser cada vez mais utilizadas pela nossa equipe, com este objetivo”, afirmou o secretário de Saúde, Carlos Mosconi.
Secretaria Municipal de Comunicação Social - Prefeitura de Poços de Caldas