Publicado em 26/10/2017 - regiao - Da Redação
Casos de sífilis têm aumentado principalmente entre os jovens
A Prefeitura de Guaxupé, através da Divisão de Vigilância em Saúde, realizou no sábado (21), data em que se comemorou o Dia Nacional de Prevenção à Sífilis, orientações sobre IST (infecções sexualmente transmissíveis) à população. A ação que aconteceu na feira livre, chamou a atenção das pessoas para a necessidade da prevenção da doença, especialmente aos jovens, os quais tem registro de aumento de casos em todo o Brasil.
De acordo com a OMS mais de 1 milhão de pessoas adquirem IST diariamente. A cada ano, estima-se que 500 milhões de pessoas tem alguma destas doenças que são curáveis: gonorreia, clamídia, sífilis e tricomoníase.
Enquanto algumas infecções sexualmente transmissíveis crescem, a taxa de HIV diminui desde 1997, como consequência da terapia antirretroviral altamente eficaz, a qual reduz a carga viral dos portadores da Aids e contribui para a redução da transmissão do vírus.
A Organização Mundial da Saúde estima ainda que os casos de ISTs acontecem principalmente entre as gestantes e preconiza a detecção e tratamento oportuno destas e de seus parceiros sexuais.
Mais informações sobre ISTs podem ser obtidas na Vigilância em Saúde, através do telefone 3551-2719.
ASCOM