Confirmação foi feita na quinta-feira (21), em Belo Horizonte.
A Prefeitura de Carmo do Rio Claro recebeu a visita de dois técnicos da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SECTES), que vieram para definir as necessidades do layout das salas de aula para a implantação da UAI-TEC (Universidade Aberta Integrada e de Tecnologia).
Segundo estes técnicos, a proposta da UAI-TEC consiste na criação de uma universidade a distancia em Minas Gerais, com a ampliação e modernização dos atuais Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) e terá cursos técnicos, de graduação, de especialização, mestrado e doutorado e funcionará na modalidade presencial conectado.
Serão apenas 30 cidades contempladas com o pólo presencial da UAI-TEC e Carmo é uma delas.
De acordo com Carlos Eduardo coordenador do CVT, as salas de aula serão em formato de auditório, com 60 m2 cada uma, carpetadas, com lousa digital, som ambiente, data-show, antena de recepção, internet wireless e mesas de trabalho com capacidade para 25 pessoas com acessibilidade total para cadeirantes.
A UAI-TEC terá uma central em Belo Horizonte, de onde o professor ministrará as aulas, que serão transmitidas em tempo real para as unidades no interior.
Cada sala de aula terá também um tutor local que acompanhará o processo, tirando as dúvidas, aplicando as provas e orientando os trabalhos.
A principal atividade da UAI-TEC será a formação e capacitação de professores, além de permitir uma maior abrangência social ao acesso à universidade.
A UAI-TEC terá como parceiros a UEMG, UNIMONTES e Universidades de Portugual.
A partir de agora, será iniciada imediatamente a reforma do prédio, para que no final deste ano tenhamos um centro de ensino superior em Carmo do Rio Claro, “me deixa emocionada e profundamente lisonjeada em poder proporcionar mais essa conquista para a nossa cidade, sabemos da importância do incentivo à educação e certamente essa conquista será um marco na história educacional do município”, destacou a Prefeita.
Assessoria de Comunicação